Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santa Edith

Santa Edith Stein é 'co-padroeira' da Europa, ao lado de Santa Catarina de Sena. Judia de nascimento e tradição, formou-se em filosofia e psicologia e foi a primeira mulher alemã a defender uma tese acadêmica. Foi discípula e assistente de Edmund Husserl, fundador de uma linha da psicologia chamada fenomenologia. Aos 30 anos, Edith encontrou-se com a fé católica lendo o 'Livro da Vida', de Santa Tereza de Ávila. Converteu-se, foi batizada e tornou-se carmelita assumindo o nome de Irmã Tereza Benedita da Cruz. Por isso, ela também é chamada de Santa Benedita da Cruz. Seus escritos sobre a vida espiritual iluminaram a vida de milhões de pessoas e ela se tornou um exemplo de amor, caridade e santidade. Porém, pelo fato de ser judia, ela e sua irmã de sangue Rosa foram presas pelos nazistas. Santa Edith foi um ajo de luz confortando seus irmãos judeus nos sofrimentos dos campos de concentração. Levadas para o campo de Auschwitz, ela e sua irmã foram mortas na câmara de gás. A imagem de Santa Edith conta-nos muito sobre sua história. Vamos conhecê-la.

O hábito de Santa Edith

O hábito de Santa Edith é o hábito de carmelita, simbolizando a vocação para vida religiosa que ela abraçou depois de seu encontro pessoal com Jesus Cristo através da leitura do livro de Santa Tereza de Ávila. Ao entrar para o Carmelo, como vimos, ela assumiu o nome de Irmã Tereza Benedita da cruz. 'Tereza' em homenagem a Santa Tereza de Ávila, cujo livro mudou sua vida. Benedita da Cruz por causa de sua devoção pela Cruz. No Carmelo ela escreveu seus livros sobre a vida espiritual, tendo especial predileção pela teologia da Cruz, iluminando os sofrimentos desta vida sob a luz da Cruz de Nosso Senhor.

A cruz na mão direita de Santa Edith

A cruz na mão direita de Santa Edith simboliza toda a sua devoção pela Cruz de Cristo. Santa Edith teve uma compreensão toda especial, iluminada por Deus, sobre o mistério da Cruz. Sua devoção pela cruz vinha dessa compreensão. Ela via a extensão da miséria humana e a infinitude da misericórdia de Deus manifestada na Cruz. Foi por isso que ela escolheu o nome religioso de Benedita da Cruz. Estando a Cruz em sua mão direita significa que ela assumiu o mistério da Cruz em sua vida.

O livro na mão esquerda de santa Edith

O livro na mão esquerda de Santa Edith simboliza todos os seus escritos, que até hoje norteiam a vida de milhões de cristãos em todo o mundo. Há uma inscrição em Latim no livro: 'Ave crux spes unica', que significa: 'Salve, ó Cruz, única esperança'. Esta frase resume quase toda a teologia de santa Edith: a cruz de Cristo é a única esperança de salvação e vida para a humanidade. Mas é preciso conhecer a Cruz e a misericórdia de Cristo derramada no mundo por meio dela (a Cruz).

A estrela de Davi no hábito de Santa Edith

A estrela de Davi no hábito de Santa Edith é um símbolo que lhe foi imposto pelos nazistas no campo de concentração. Nessa estrela estava escrito: 'Jude', que significa 'judeu'. Santa Edith foi obrigada a usa-la para que todos soubessem a razão de ela estar presa ali. Mas a estrela simboliza também toda a nação judaica, pela qual Santa Edith tinha muito amor. Um de seus maiores sonhos era que os judeus se encontrassem com a verdade de Jesus Cristo, como aconteceu com ela. E ela rezava muito para isso.

O arame farpado que se transforma numa roseira

O arame farpado que se transforma numa roseira, nas bordas do quadro de Santa Edith, simboliza os sofrimentos pelos quais ela passou por causa da perseguição nazista, e a força de Deus que ela teve para transformar este sofrimento em gestos de amor para com seus irmãos prisioneiros. Pois, mesmo passando pelos mesmos sofrimentos, ela encontrava forças para consolar e amparar seus irmãos judeus.

Oração a Santa Edith

'Amada Santa Edith Stein, também chamada Santa Teresa Benedita da Cruz,Filha do Dia do PerdãoMártir de AuschiwitzMestra da Igreja.Abraçadora da Cruz com um amor como o de Cristo,Descendente de Abraão,Filha de Nossa Senhora do Monte Carmelo,Tu que profundamente goza nos corações do Messias e de sua Mãe,Por favor intercede por mim. (pedir a graça)Santa Edith Stein, rogai por nós. Amém.'

Veja alguns produtos de Santa Edith