Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora dos Navegantes

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes provém do tempo das grandes navegações feitas pelos portugueses e espanhóis. Os marinheiros lançavam-se ao mar pedindo sempre a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes. Hoje a devoção continua. Navegantes, marinheiros e viajantes pedem proteção a ela. Sua imagem tem símbolos belos e poderosos. Vamos conhece-los.

A coroa de doze estrelas de Nossa Senhora dos Navegantes

A coroa de doze estrelas de Nossa Senhora dos Navegantes é uma referência à passagem de Apocalipse 12. As doze estrelas simbolizam os doze Apóstolos e significa que Maria sempre fala e age de acordo com a Doutrina dos Apóstolos. É também uma referência a outro título de Maria: a Estrela do Mar.

O manto azul de Nossa Senhora dos Navegantes

O manto azul de Nossa Senhora dos Navegantes simboliza o céu, onde ela está e também a proteção que ela dá aos navegantes. Existem inúmeros relatos de marinheiros e viajantes que recorreram a Nossa Senhora nos momentos de perigo e foram protegidos pelo poder de intercessão da Mãe.

A túnica branca de Nossa Senhora dos Navegantes

A túnica branca de Nossa Senhora dos Navegantes simboliza sua pureza de coração. Ela é Mãe puríssima, sem mancha, sem pecado, sem segundas intenções. Ela quer a salvação e a proteção de seus filhos contra as forças do mal e do pecado.

O Menino Jesus

O Menino Jesus nos braços de Nossa Senhora dos Navegantes é a fonte de toda a força que ela tem para proteger seus filhos. A túnica rosa do menino Jesus simboliza a alegria da sua presença no meio de nós, a alegria da salvação que Ele veio nos trazer.

A âncora na mão esquerda do Menino Jesus

A âncora na mão esquerda do Menino Jesus é o símbolo que mais distingue a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Ela simboliza toda a segurança, paz e confiança que temos quando entregamos o barco de nossa vida nas mãos de Maria e de Jesus. Ele é a âncora que segura nosso barco nas tempestades da vida; Ele é a âncora que deixa nossa vida se perder nas correntezas do erro, do mal e do pecado. Se Ele for nossa âncora, se estivermos ancorados nele, as correntezas e as tempestades virão, mas o barco da nossa vida permanecerá firme.

As nuvens e os anjos aos pés de Nossa senhora dos Navegantes

As nuvens e os anjos aos pés de Nossa Senhora dos Navegantes simbolizam que a Virgem Maria está acima do céu físico que nós conhecemos e que ela nos protege também através dos anjos. Ela é a Rainha dos Anjos e eles atendem aos pedidos dela, protegendo os fiéis nos mares da vida.

O barco aos pés de nossa Senhora dos Navegantes

O barco aos pés de nossa Senhora dos Navegantes simboliza a vida de cada um de nós. O barco está sobre ondas revoltas. Elas representam as tempestades da vida, as águas turbulentas do mar da vida que querem nos afogar. Porém, se entregamos nossa vida nas mãos dela, ela assume o comando. Ela não nos livra das águas turbulentas, porém, não permite que nos afoguemos. Passamos pelo sofrimento, porém, não sucumbimos. E, graças à sua intercessão, chegaremos ao nosso porto seguro que é o céu.

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes

"Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Santíssima filha de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, raios ou ressacas não perturbem a minha embarcação, e que nenhuma criatura, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso na minha viagem, ou me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação n o abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer, torna a me fortalecer. Com vossa proteção e a benção de vosso Filho Jesus, a embarcação da minha vida, há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Amém. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora dos Navegantes