Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora da Estrela

Um monge chamado Padre Rogério saiu da Itália com o intuito de chegar à Terra Santa. Acompanhava-o outro monge que tinha o mesmo ideal. Porém, a vontade de Deus levou-os até o litoral da Normandia, França. Ali, foram separados pela providência divina e o outro monge foi parar na Inglaterra. Padre Rogério, exausto, dormiu e teve um sonho no qual viu uma estrela cair do céu e queimar toda a vegetação da área onde caiu. Em seguida, ouviu uma voz celestial dizendo: "Nossa Senhora quer que se construa uma igreja dedicada a ela neste lugar." Padre Rogério acordou e viu o lugar onde ele estava todo queimado como vira no sonho e compreendeu que acabara de receber uma mensagem do céu. Decidiu construir uma capelinha ali dedicada a 'Nossa Senhora da Estrela' por causa do sonho. Mais tarde, o rei da região, Guilherme, tomando conhecimento da história e dos milagres que acontecerem ali, financiou a construção de uma grande abadia chamada Abadia de Nossa senhora da estrela. Ali, muitas graças foram derramadas por intercessão de Nossa Senhora da Estrela. Por isso, vamos conhecer a imagem e os símbolos que ela contém.

Nossa Senhora e o símbolo da Estrela

Nos tempos antigos a estrela era um sinal poderoso de orientação para quem viajava à noite, tanto na terra quanto no mar. Todos os viajantes experientes guiavam-se pela posição das estrelas e chegavam ao seu destino. Quando a Igreja atribui o título de 'Estrela' a Nossa Senhora, ela reconhece que a Virgem Maria é um sinal seguro de referência, de orientação para todos nós que viajamos na noite escura deste mundo. Um exemplo clássico é o dos três magos: eles seguiram a estrela e chegaram até Jesus e sua mãe. Quem se orientar por essa Estrela chamada Maria, chegará ao seu destino, que é Jesus Cristo, a vida eterna e o céu. Isso acontece porque, como as estrelas apontam para o caminho certo, Maria também aponta para o Caminho que é seu Filho Jesus. Maria nunca aponta para si, mas sempre para Jesus. Por isso ela também é chamada de Estrela da Evangelização.

A coroa de Nossa Senhora da Estrela

A coroa é sempre sinal de realeza. Maria é a Rainha do céu e da Terra, e tem ainda os títulos de Rainha dos Anjos e Rainha dos Apóstolos. Mas ela é rainha na humildade e na obediência, cumprindo a vontade de Deus. Foi Deus quem coroou Maria como Rainha. Por isso, podemos pedir a intercessão dessa Mãe.

A roupa de Nossa Senhora da Estrela

A roupa de Nossa Senhora da Estrela apresenta vários modelos e cores. O que prevalece como símbolo são os detalhes em dourado, tanto na roupa dela quanto na do Menino Jesus. Esses detalhes simbolizam a realeza e a origem celestial.

Oração a Nossa Senhora da Estrela

"Ó Nossa Senhora da Estrela, para vós se volta nosso olhar e nosso coração de filhos. Vós sois a Estrela da Manhã que anuncia a chegada do dia; Vós sois a Estrela da Tarde que brilha em nossa noite; Vós sois a Estrela do Mar que nos guia para um porto feliz. Como a Estrela, envia seu raio sobre a terra, envie-nos vosso filho Jesus, Luz eterna do mundo. Através da escuridão e das tempestades da vida, nas horas de dúvida ou de tentação. Na revolta ou na fraqueza, sede nossa Claridade e nossa Paz. Sede nossa Esperança e nossa Pureza. Sede nossa Doçura e nossa Força. Ó Nossa Senhora da Estrela, que em vós descanse para sempre nosso olhar e nosso coração de filhos. rogai por nós. Amém."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Estrela