Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora da Cabeça

Protetora da cabeça, do cérebro, da inteligência e da sabedoria e da justiçaEsta devoção a Nossa Senhora nasceu na Espanha, no ano 1227. A Virgem Maria recebeu esse título porque apareceu a um pastor de ovelhas perto da cidade de Andujar, na Serra Morena, mais precisamente numa gruta situada num dos picos da serra chamado Pico da Cabeça. O pastor chamava-se Juan Alonso de Rivas, um ex-soldado que lutara contra os muçulmanos e perdera um braço na guerra. Muito devoto de Nossa Senhora, ele refugiou-se na serra para sobreviver como pastor e dedicar-se à oração. Lá, porém, na noite de 12 de agosto de 1227, ele acordou com o toque de um sino que há tempos vinha despertando sua curiosidade. Por isso, decidiu ir até o local onde ouvia o barulho. Chegou numa gruta onde deparou-se com uma imagem de Nossa Senhora e ouviu uma voz celestial pedindo-lhe que fosse construída uma igreja ali. Como prova da veracidade da mensagem, Deus, por intercessão de Maria, restituiu o braço perdido de Juan. Onde não havia mais braço, um novo e perfeito braço apareceu. Maravilhado com tão grande milagre, o povo de Andujar, guiado por Juan, construiu a Igreja. Milhares de pessoas passam por lá todos os anos e milhões de graças foram derramadas a partir deste local escolhido por Maria. A imagem de Nossa Senhora da cabeça tem vários símbolos que nos ajudam a compreender melhor sua história e mensagem. Vamos conhecê-los.

A cabeça na mão de Nossa Senhora

A cabeça na mão de Nossa Senhora da Cabeça tem um significado belíssimo. Um homem inocente tinha sido condenado à morte por decapitação na região de Andujar. Quando todas as evidências pareciam ir contra ele, ele pediu a Nossa Senhora da Cabeça que o defendesse e não permitisse que sua cabeça fosse arrancada injustamente. Ele foi levado até o local da execução. Porém, no momento em que ele ia ser decapitado, um mensageiro real chegou com a prova de sua inocência. O homem foi, então, libertado glorificando a Deus e à Virgem da Cabeça. Por isso, a cabeça na mão direita de Nossa Senhora da Cabeça. O significado, porém, vai além da libertação de um homem da decapitação, porque A Virgem impediu que uma grande injustiça fosse cometida, defendendo o inocente que clamou por ela.

A coroa de Nossa Senhora da Cabeça

A coroa de Nossa Senhora da Cabeça tem vários formatos e cores. Por isso, a coroa simboliza a realeza da Virgem Maria e o quinto Mistério Glorioso, que é a sua Coroação. Nossa Senhora foi coroada como Rainha do Céu e da Terra. Ela é também a Rainha dos Anjos. E, como Rainha, ela pode interceder por nós.

) O Manto azul e vermelho de Nossa Senhora da Cabeça

O Manto azul e vermelho de Nossa Senhora da Cabeça simboliza o céu e o Sangue de Cristo. Por fora, o manto é azul, lembrando-nos do céu, nosso destino e o local onde está a Virgem Maria. Por dentro, o manto é vermelho, lembrando-nos do Sangue de Jesus, derramado em sua paixão, por cada um de nós.

A túnica branca de Nossa Senhora da Cabeça

A túnica branca de Nossa Senhora da Cabeça simboliza sua pureza de coração. Nossa Senhora é pura, sem manchas, desde a sua concepção. Por isso, todas as suas ações em favor de nós, são realmente em nosso favor, ou seja, não tem segundas intenções, são puras, transparentes. Quando Nossa Senhora pede que rezemos o terço, é porque isso verdadeiramente vai nos beneficiar.

O Menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Cabeça

O Menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Cabeça é representado de várias formas. Algumas, porém, são constantes: os braços abertos, a coroa e o tom branco de sua roupa. Jesus é a razão do ser e do agir da Virgem Maria. Ela é a Mãe do Filho de Deus, a escolhida. Os braços abertos simbolizam o amor de Deus e o acolhimento com o qual ele nos recebe. Sua roupa branca também simboliza a pureza de coração e a coroa sobre sua cabeça simboliza sua realeza. É por Cristo, com Cristo e em Cristo que Maria age neste mundo.

Oração a Nossa Senhora da Cabeça

"Aqui estou, prostrado a vossos pés, ó Mãe do Céu e Senhora nossa. Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado, e ame sempre a vida austera e cristã, que exiges de vossos devotos. Tende piedade das minhas misérias espirituais. E, ó Mãe terna, não vos esqueçais também das misérias que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. Não permitais que minha pobre cabeça seja atormentada por males que me perturbem a tranquilidade da vida. Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e pelo amor a que ele consagrais, alcançai-me a graça que agora vos peço,(fazer o pedido), ai tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica. Se quiserdes, ela será atendida. Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós. Amém."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Cabeça