Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Maria Passa na Frente

Maria passa na frente – Significado e simbolismo da imagem

A devoção a Nossa Senhora conhecida como “Maria passa na frente” nasceu da confiança dos cristãos no poder de intercessão da Mãe de Jesus em favor de seus filhos. E existe fundamentação bíblica para esta linda devoção.

No episódio das Bodas de Caná, descrito no Evangelho de João capítulo 2, Maria, com seu olhar materno, percebeu o apuro dos noivos e “passou na frente”. Ela mesma foi falar com os serventes, dizendo a eles uma palavra que ficou gravada para a eternidade: “Fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser”. (Jo 2, 5) E o milagre aconteceu. Maria também estava à frente no início da Igreja, quando o Espírito Santo veio sobre todos e o mundo se transformou.

Por isso, a imagem que exprime esta linda devoção “Maria passa na frente” é riquíssima em significados e simbolismos, que iluminam nossa vida e nossa caminhada de fé. Vamos compreender, então, cada item dessa preciosa imagem.

O olhar de Maria

Maria tem os olhos fixos à frente, ela encara o caminho a percorrer. É olhar de quem sabe para onde vai e para onde leva seus filhos. É o olhar da Mãe que guia e ampara na caminhada da fé neste mundo.

A posição dos pés

A posição do pé direito de Maria e a inclinação de sua perna mostra a posição de quem caminha. Isto significa que ela caminha conosco, à nossa frente, como veremos adiante.

Maria segura a mão direita de Jesus

Com sua mão esquerda, Maria segura a Mão direita de seu Filho Jesus. Significa que, apesar de Mãe, Maria é discípula e submissa a Jesus. Quem guia, na verdade, é Ele, o Mestre. Aqui temos mais uma revelação da humildade de Maria. Como mãe, ela ajudou Jesus a dar os primeiros passos. Agora, porém, ela é discípula, que bebe da sabedoria do Divino Mestre e a repassa para seus filhos na terra.

Jesus é quem vai à frente

Notemos que, na imagem, o Menino Jesus está à frente de Maria. E isso tem um profundo significado, ligado ao anterior: Jesus é o Mestre, Jesus é quem guia, Jesus é quem abre os caminhos. Maria só é “Nossa Senhora” por causa de Jesus e em função de Jesus. Quando ela passa à frente, na verdade ela está colocando Jesus à nossa frente. Ele é o Senhor no qual e pelo qual nós existimos.

A mão direita de Maria estendida para nós

Notemos que a Mão direita de Maria está colocada para trás. E isso tem um belíssimo significado. É como se ela dissesse a nós: “Segura minha mão! Eu quero ir à tua frente! Confia em mim, meu filho, confia em mim, minha filha!” Este gesto delicado e forte resume o amor maternal de Maria por cada um de nós. Seguremos a mão da Mãe com confiança e deixemos que ela passe na frente de nossos problemas, angústias e sofrimentos. Ela vai nos guiar no caminho da paz, da felicidade verdadeira e da salvação. Este gesto da Mãe também convida a cada um de nós a uma atitude de humildade. Sim. Segurar na mão da Mãe e permitir que ela vá à frente de nossas dificuldades é reconhecer que ela pode muito mais que nós e quer nos guiar para a vida.

O simbolismo das cores

As cores na imagem de Maria passa na frente também tem um simbolismo profundo que ilumina nossa caminhada de fé.

A túnica vermelha de Maria significa sua virgindade e pureza. Já o manto azul sobre a túnica significa a maternidade de Maria. Portanto, temos aqui uma “contradição humana” e uma teologia profunda: essas cores mostram que Maria é virgem e Mãe. Na iconografia cristã somente Nossa Senhora veste essas cores pois, somente ela é virgem e Mãe ao mesmo tempo.

O detalhe dourado do manto de Maria significa sua realeza. Ela é Virgem, Mãe e Rainha. Já a cor branca no véu de Maria e na túnica do Menino Jesus simbolizam o amor divino. Maria traz o amor de Deus em sua cabeça, significando que sua mente pensa pela lógica do amor. E a túnica branca do Menino Jesus vestindo todo o seu corpo nos recorda que Jesus é a pura demonstração do amor de Deus por nós.

Conclusão

Assim, temos nessa imagem, além da beleza artística, a beleza da nossa fé explicitada através destes símbolos poderosos que aquecem nosso coração e nos enchem de esperança. Aquela esperança de que, sendo guiados pela Mãe celestial, que passa na nossa frente, chegaremos seguros ao destino glorioso que nos aguarda junto de Deus, na plenitude do amor, na pátria celestial.

Veja alguns produtos de Maria Passa na Frente