Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Mãos Ensanguentadas

Mãos Ensanguentadas de Jesus é tirada de uma novena com o mesmo nome criada e difundida na Associação do Senhor Jesus e Rede Século 21, em Valinhos, SP. A imagem e a novena é inspirada no poder amoroso e milagroso do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, ela é rica em simbolismos. Vamos conhecer os símbolos.

A mão Ensanguentada de Jesus

Esta é a reprodução visual de uma parte da crucificação. A mão de Jesus Cristo está pregada na cruz e Ensanguentada. O sangue que sai do punho de Jesus é o sangue que nos salvou, o sangue que conseguiu para nós a vida eterna junto de Deus. Por isso, esta novena é altamente difundida no Brasil e tem alcançado grandes graças para milhares de pessoas.

O cravo no punho de Jesus

O cravo no punho de Jesus e não na palma da mão, como comumente foi representado durante séculos, foi tirado das revelações do Santo Sudário que está em Turim, na Itália. Esta versão da crucificação é mais condizente com o método de crucificação aplicado pelos romanos. Afinal, foram eles que crucificaram Jesus. Segundo os médicos, as dores causadas pelo cravejamento dos punhos são terríveis e se estendem para todo o braço. Foi o que Jesus sofreu por nós. Ele assumiu os piores sofrimentos para libertar-nos de nossos males. "Por suas chagas fomos curados." (Isaias 53)

A inscrição INRI

A inscrição INRI na imagem das Mãos Ensanguentadas de Jesus representam a inscrição que ficou acima da cabeça do Senhor, quando foi levantado na cruz. As quatro letras são as iniciais em Latim da expressão: Jesus Nazareno Rei dos Judeus. Foi Pilatos, o governador romano na Judéia, quem mandou colocar esta inscrição sobre a cabeça de Jesus crucificado para que todos os que passassem por ali vissem. A inscrição de Pilatos foi feita em Hebraico, Latim e Grego.

O martelo e os cravos

O martelo e os cravos na imagem das Mãos Ensanguentadas de Jesus simbolizam todo o sofrimento que Nosso Senhor experimentou ao ser crucificado e dependurado na cruz. A crucificação causava uma morte lenta, extremamente dolorosa e angustiante segundo os médicos. Jesus passou por este sofrimento atroz por amor a nós, para nos dar a maior prova de amor possível e incontestável. E, quando foi levantado na cruz, ainda teve a bondade de rezar: "Pai, perdoai-lhes, pois eles não sabem o que fazem".

Oração suplicando o poder das Mãos Ensanguentadas de Jesus:

Curai-me, Senhor Jesus. Jesus, coloca Tuas Mãos benditas ensanguentadas, chagadas e abertas sobre mim neste momento. Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando as minhas cruzes. Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora. Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos aqueles que mais amo. Nós precisamos desesperadamente de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos ensanguentadas e infinitamente poderosas. Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. Com fé e total confiança posso dizer: "Mãos ensanguentadas de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

Veja alguns produtos de Mãos Ensanguentadas