Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Frei Galvão

Frei Galvão foi o primeiro santo nascido no Brasil a ser canonizado. Sua representação em imagem revela muito sobre a vida e a obra deste grande santo. Vejamos.

O hábito franciscano

Frei Galvão é representado vestindo o hábito franciscano. Sua intenção inicial era ser jesuíta. Porém, por causa da expulsão dos jesuítas do império português por ordem do Marquês de Pombal, Antônio Galvão de França decidiu ingressar na Ordem dos Frades Menores. E lá, fez história. Foi um franciscano exemplar. Foi porteiro, confessor e pregador do convento. Por isso, passou a ser amado pelo povo por causa de sua simpatia, sabedoria, santidade e hospitalidade.

A tonsura

Tonsura é o corte de cabelo no qual o dentro superior da cabeça fica raspado. Durante séculos a tonsuro foi uma marca dos franciscanos. Ela simboliza o voto de castidade do religioso. Frei Galvão foi um exemplo neste sentido. Viveu uma vida casta e pura diante de Deus e dos homens.

O cinto

Como franciscano, Frei Galvão usava o cinto, normalmente feito de corda e com três nós. Cada um desses nós representa um dos votos que os franciscanos fazem. Os três votos são: pobreza, castidade e obediência. Frei Galvão viveu em profundidade esses três votos. Ele não deu um passo em sua vida de religioso sem o consentimento de seus superiores (obediência). Filho de pai rico, ele deixou tudo por causa do Evangelho (pobreza). Por amor ao Reino de Deus, não se casou e manteve sua virgindade por toda a vida (castidade).

A mão direita abençoando

Este gesto com a mão direita fez parte da vida de Frei Galvão. Muitas pessoas foram curadas milagrosamente através da bênção de Frei Galvão. Frei Galvão sempre abençoava. Ele nunca amaldiçoou. Abençoava, inclusive, àqueles que o perseguiam e maltratavam, sabendo que Deus é o único que conhece os corações. Por causa disso, ele foi um grande exemplo de paciência e de amor cristão.

As pílulas de Frei Galvão (a flâmula na mão esquerda)

Na mão esquerda de Frei Galvão aprece uma flâmula com um texto em Latim: "Post partum, Virgo, inviolata permansisti, Dei Genetrix intercede pro nobis." Esta frase significa: "Maria Imaculada, virgem antes e depois do parto, Mãe de Deus, rogai por nós". E é justamente esta frase que está escrita em todas as Pílulas de Frei Galvão. Tudo começou quando ele estava de passagem por sua terra natal, Guaratinguetá, SP. Quando tinha que ir embora por causa de compromissos religiosos, alguns homens o procuraram para que ele fosse rezar por um amigo que estava há dias sofrendo com um terrível cálculo renal, sem conseguir expelir a pedra. Impossibilitado de ir até o homem, Frei Galvão escreveu a frase acima em alguns papeizinhos, enrolou-os como pílulas e deu aos homens, pedindo que estes levassem ao enfermo para que ele tomasse as pílulas em meio a orações do terço. Os homens fizeram como Frei Galvão pedira e o enfermo ficou repentinamente curado. Depois disso, Frei Galvão passou a usar as "Pílulas" sempre que não tivesse condições de ir pessoalmente visitar e rezar por algum doente. A força dessas pílulas foi tão grande, que ele precisou pedir às irmãs do Convento da Luz, congregação que ele fundou, que escrevessem nos papeizinhos em grande escala e distribuíssem ao povo. Ele deu sua bênção para todas as pílulas que fossem feitas em todos os tempos. Assim, as Pílulas de Frei Galvão se tornaram um maravilhoso sacramental de cura que ajudou a milhares de pessoas e continua ajudando.

Os pés caminhantes

Os pés de Frei Galvão são representados como pés de quem está a caminho. Esta foi outra marca de Frei Galvão. Ele caminhou muito nesta vida. Foi missionário, fundou a Congregação das Irmãs do Mosteiro da Luz em São Paulo, planejou e construiu fisicamente o Mosteiro da Luz ao longo de quase trinta anos, acompanhou outras fundações religiosas e até apareceu em dois lugares ao mesmo tempo, com testemunhas do fato. Além disso, algumas vezes foi visto caminhando "acima do chão" em levitação. Este é o rico significado dos pés de Frei Galvão. Um homem incansável que caminhou, que fez, que deixou sua marca inigualável na história da humanidade.

Oração a Frei Galvão

"Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizestes. Peço-vos por tudo que fez e sofreu vosso Venerável Frei Antônio de Sant'Anna Galvão,que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. (Fazer o pedido). Amém." Rezar em seguida um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai.

Veja alguns produtos de Frei Galvão