Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Cosme e Damião

Santos e ícones Católicos

Oração, Terço de São Cosme e Damião

Terço dos Santos Cosme e Damião

Protetores das Crianças, dos gêmeos, dos médicos cirurgiões, físicos, farmacêuticos, das faculdades de medicina, barbeiros, cabeleireiros e turismólogos.

Os gêmeos Cosme e Damião nasceram emEgéia, na Arábia, no ano 260, filhos de família nobre, da qual receberam sólida formação cristã. Estudaram medicina na Síria e se tornaram famosos pela competência, bondade e por oferecerem seus trabalhos de graça, principalmente aos mais pobres.Importavam-se em curar o corpo, mas, também, a alma de seus pacientes, ensinando-lhes a doutrina de Jesus, o perdão e a alegria de ser filho de Deus. Por sua caridade e competência os gêmeos e santos médicos atraiam muita gente que se convertia à fé cristã. Entretanto, era o tempo do imperador Diocleciano, que começou uma grande perseguição aos cristãos em todo o império romano, do qual a Síria, onde viviam, fazia parte. Por isso, os santos gêmeos foram presos, acusadosde feitiçaria e de espalharem seita proibida. Foram questionados no tribunal sobre suas práticas e responderam: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder. Ele é o Filho de Deus que veio a este mundo para salvar e para curar.” Exigiram, então, que ambos renunciassem à fé cristã e adorassem os deuses romanos. Eles se recusaram heroicamente. Por isso, foram submetidos a terríveis torturas, mas Deus os livrou de todas, sendo isso motivo de conversão para muitos. Então, foram decapitados. Ambos foram sepultados pelos próprios pacientes, na Síria. Séculos mais tarde, seus corpos foram trasladados para Roma e depositados na Basílica do Fórum.

O Terço dos Santos Cosme e Damião

O Terço dos Santos Cosme e Damião é o Terço dos que buscam a cura do corpo e da alma, dos que amam as crianças, dos irmãos gêmeos, dos cientistas. É, também, um Terço que nos fortalece na coragem de defender a fé e o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, a exemplo dos santos gêmeos.

Como rezar o Terço dos Santos Cosme e Damião

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem dos Santos Cosme e Damião. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos o nascimento dos Santos gêmeos Cosme e Damião numa família cristã, que lhes transmitiu uma fé viva e lhes proporcionou os estudos. E pedimos, por intercessão dos Santos Cosme e Damião, por todos os irmãos gêmeos e por nossas famílias, para que sejam santas como o foi a família deles.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santos Cosme e Damião, intercedei junto a Deus por mim.
Curai-me o corpo e a alma, e que, a Jesus, eu sempre diga sim.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos os estudos de medicina dos Santos Cosme e Damião. E pedimos por todos aqueles que tem a oportunidade de estudar, para que coloquem seu conhecimento a serviço da comunidade e dos que mais precisarem.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos o exercício da medicina na vida dos Santos Cosme e Damião, procurando sempre compreender o paciente por inteiro, corpo, alma e espírito. E pedimos a cura de todas nossas doenças, sejam físicas, mentais ou espirituais.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a perseguição e a prisãodos Santos Cosme e Damião. E pedimos, pela sua intercessão, a graça de enfrentarmos com coragem e fé as perseguições e dificuldades da vida, dando testemunho de Cristo, para a glória de Deus.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos as torturas e o martírio dos Santos Cosme e Damião, como testemunhas corajosas do nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, preferindo morrer a negá-lo. E pedimos a graça da fidelidade ao Senhor Jesus, mesmo diante das maiores dificuldades.

Salve Rainha

Oração aos Santos Cosme e Damião
“São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu. São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém.”

Veja alguns produtos de São Cosme e Damião