Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Pedro

Terço de São Pedro

São Pedro é o padroeiro dos pescadores, dos porteiros, dos papas, daqueles que exercem cargo de liderança e dos líderes da Igreja.

São Pedro foi um dos primeiros a se tornarem discípulos de Jesus e o primeiro Papa da história da Igreja. Nascido em Betsaida, às margens de Mar da Galiléia, Pedro era irmão do também discípulo André. Ambos eram pescadores em Cafarnaum, a poucos quilômetros de Betsaida. Pedro, André, Tiago e João eram sócios numa companhia de pesca em Cafarnaum. Todos se tornaram discípulos de Jesus.

Entre os discípulos de Jesus, Pedro é o que mais fala. Líder nato, ele tem momentos de heroísmo e fraqueza, de acertos e erros. Um ser humano como todos, com suas qualidade e defeitos. Porém, uma qualidade permanece firme desde o início em São Pedro: ele amava Jesus. Mesmo quando negou o Mestre, Pedro não deixou de amá-lo e chorou amargamente.

Por ser este homem espontâneo, simples, prestativo, líder, corajoso, ele se tornou tão popular e querido. Seu pontificado foi marcado pela fidelidade à doutrina de Jesus, pela atenção cuidadosa aos fiéis, pela coragem, pela liderança, por cartas inspiradas que guiam os cristãos até os dias de hoje e pelo martírio em Roma, entregando sua vida por Jesus, sendo crucificado de cabeça para baixo.

O Terço de São Pedro contempla os mistérios da vida deste grande santo, que conduziu a Igreja nos primórdios, com santidade, fidelidade à doutrina, mantendo uma identidade e unidade da Igreja nascente. Para rezá-lo, usa-se um terço de comum. Apenas as orações são diferentes.

Terço de São Pedro – como rezar
No crucifixo: Creio
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda contra grande: Glória ao Pai

Faça seu pedido, pedindo a intercessão de São Pedro.

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamoso chamado de Jesus a Pedro: “Vem e segue-me. Tu serás pescador de homens”.

Em todas as contas grandes do terço:
Pai nosso.

Nas contas pequenas de todas as dezenas reza-se:
“Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”.
(Esta frase foi a resposta de São Pedro a Jesus ressuscitado, que lhe perguntou três vezes: “Pedro, tu me amas?”)

Glória ao Pai.

Segundo Mistério
No segundo Mistério contemplamos Jesus confirmando São Pedro como líder dos Apóstolos: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos as três negaçõese as três afirmações de São Pedro a Jesus, dizendo que o amava.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a longa missão de São Pedro como líder da Igreja depois de Pentecostes, viajando, pregando, escrevendo cartas, unindo a Igreja na sã Doutrina.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos o Martírio de São Pedro em Roma, sabendo que seria crucificado, pede para ser colocado de cabeça para baixo na cruz, não se julgando digno de morrer como Jesus.

Oração a São Pedro
“Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o SENHOR JESUS escolheu para ser o fundamento da Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus e constituiu Pastor universal dos fiéis, queremos ser sempre vossos súditos e filhos. Confiantes na Palavra do SENHOR, que vos concedeu o encargo de confirmar os irmãos na fé, nos conceda a graça de, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber professar com firmeza a nossa fé em CRISTO, FILHO de DEUS, e permanecer naquele fervoroso amor a JESUS, que por três vezes proclamastes após a ressurreição. Fazei que sejamos fiéis aos ensinamentos do evangelho, a fim de permanecermos unidos no rebanho do SENHOR, sob a vossa guarda, e no amor ao Santo Padre, o Papa, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre à Igreja triunfante no céu. Amém.”

São Pedro, rogai por nós.

Veja alguns produtos de São Pedro