Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Judas Tadeu

Terço de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu é o patrono das causas desesperadas e perdidas.  

São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos. Filho de Cléofas e de Maria de Cléofas (irmã de Nossa Senhora). Portanto, primo de Jesus. A Tradição diz que ele parecia muito com o Mestre. São Judas era também irmão de Tiago, “O Menor”, e de Simão. também discípulos de Jesus. O nome Judas significa “Deus seja louvado”.São Judas é o autor da Carta de Judas, a menor do Novo Testamento. Nela, Judas se preocupa com a pureza da féem Jesus Cristo, com o comportamento santo dos cristãos e com o perigo dos falsos profetas. São Judas pregou o Evangelho no Egito. Depois, ele e Simão, seu irmão, evangelizaram a Pérsia e converteram a muitos. Por isso, foram martirizados.São Judas foi decapitado por carrascos que usavam o machado. Esta é a razão pela qual ele é representado segurando um machado. E são Simão teria sido serrado vivo. O corpo de São Judas foi trasladado para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III, conhecendo sua história,concedeu indulgência plenária a todos os que rezarem no túmulo de São Judas no dia de sua festa, 28 de outubro. E o próprio Jesus revelou a Santa Brígida da Suécia, durante um momento muito difícil de sua vida, que São Judas poderia interceder por ela. E Jesus completou dizendo que queria conceder muitas graças ao mundo através de São Judas. E, de fato,as graças alcançadas pela intercessão de São Judas são tantas,que ele ficou conhecido como o advogado das causas perdidas ou difíceis de serem resolvidas.

O Terço de São Judas

O Terço de São Judas é o Terço das causas desesperadas e que “parecem” perdidas, pois a confiança na intercessão do santo nos dá a esperança de, pela ação de Deus, possam ser revertidas. Também é o Terçodos daqueles que buscam conhecer e imitar Jesus, como o fez São Judas.E, ainda, é o terço da coragem, pois São Judas enfrentou a tortura e a morte com coragem, por causa da fé em Jesus Cristo.

Como rezar o Terço de São Judas

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de São Judas. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos o parentesco de São Judas com Nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo primo de Jesus, São Judas era próximo do Mestre, conhecia-o desde a infância e tinha amizade profunda com o Senhor. Por isso, pedimos, por intercessão de São Judas, a graça de conhecermos Jesus profundamente, de sermos amigos íntimos do Mestre, para vivermos o pleno amor ao qual somos chamados.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
São Judas Tadeu, patrono das causas desesperadas e perdidas
Interceda por mim junto a Jesus as graças para a minha vida

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos São Judas como discípulo de Jesus, sendo um dos doze escolhidos pelo Mestre. E pedimos a graça de, também nós, pela intercessão de São Judas, nos tornarmos discípulos de Jesus. Discípulo significa aluno, aprendiz, aquele que acompanha o Mestre e aprende diariamente com ele.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos São Judascomo Apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apóstolo significa enviado, aquele que vai em nome de Jesus. E pedimos a graça de anunciarmos Jesus onde quer que estejamos, seja por palavras ou, principalmente, por nosso comportamento.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a prisão de São Judase de seu irmão São Simão, por pregarem o Evangelho. E pedimos a graça de permanecermos firmes na fé, mesmo diante das dificuldades.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos os sofrimentos e a morte de São Judas por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. E pedimos, por intercessão de São Judas Tadeu, a graça da solução de nossas causas desesperadas ou perdidas.

Salve Rainha

Oração a São Judas Tadeu
(Para ser rezada em grandes aflições, quando parecemos desamparados de todo socorro visível ou para casos desesperados)

“São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter...) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade. Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos, como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amém.”

São Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e vos invocam.

Veja alguns produtos de São Judas Tadeu