Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São João Batista

Terço de São João Batista

São João Batista, o precursor de Jesus, tem seu nascimento celebrado no dia 24 de junho, uma das festas juninas. Sua morte é celebrada no dia 29 de agosto. Jesus o elogiou dizendo que “João é o maior dos profetas” (Lucas 7, 26-28), porque ele apresentou Jesus, a quem chamou de“Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1, 29-36).

São João Batista é o padroeiro da amizade porque, ainda no ventre de sua mãe, conheceu Jesus, que estava no ventre de Maria e estremeceu de alegria. Isso aconteceu na Visitação. Ele é também o padroeiro daqueles que denunciam injustiças e são perseguidos por causa da verdade e da fé. Também é protetor contra as doenças da infância.

João é chamado de “Batista” porque batizava o povo pregando o arrependimento em vista da vinda iminente do Messias. Ele anunciou a chegada de Jesus, “preparou o caminho do Senhor”, aplainando as colinas e elevando os vales. Foi a voz que grita no deserto anunciando a chegada do Salvador.

São João Batista foi preso por denunciar o adultério de Herodes Antipas com a esposa de seu irmão Felipe, chamada Herodíades. Ainda na prisão, João conversava com Herodes e este gostava de ouví-lo. Mas, Herodíades conseguiu que João fosse decapitado a mando de Herodes.

São João Batista foi morto por defender a verdade, a moral, a virtude. Por isso, seu terço contempla os mistérios de sua vida e seu martírio, levando-nos a um profundo contato com Deus.

Terço de São João Batista – como rezar

Na cruz e nas primeiras contas:
Credo, Pai Nosso, três Ave-Marias, Glória.

Fazer o pedido pela intercessão de São João Batista

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos o Anúncio do nascimento de João Batista feito pelo Arcanjo Gabriel ao sacerdote Zacarias, pai de João. Zacarias e sua esposa Isabel eram de idade avançada e o milagre aconteceu (Lucas 1, 5-25)e o nascimento de São João Batista. (Lucas 1, 57-67)

Na conta grande:
Pai Nosso...

Nas dez contas pequenas reza-se:
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a pregação de São João Batista anunciando a chegada do Salvador e pregando um batismo de arrependimento. (Lucas 3, 1-20)

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos o Batismo de Jesus, realizado por São João Batista. (Mateus 3, 13-17)

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a prisão de São João Batista por denunciar o adultério e a vida corrupta de Herodes e Herodíades. (Mateus 14, 1-5)

Quinto Mistério
No quinto Mistério contemplamos a morte de São João Batista, decapitado a mando de Herodes, vítima de um plano maligno armado por Herodíades. São João Batista foi um bem-aventurado de Jesus, perseguido por causa da justiça e da verdade. (Mateus 14, 6-12)

Oração a São João Batista
“Ó, glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santíssima mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os anjos e santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém.”


São João Batista, rogai por nós.

Veja alguns produtos de São João Batista