Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santos Reis

Santos e ícones Católicos

Oração, Terço de Santos Reis

Terço dos Santos Reis Magos

A devoção aos Três Reis Magos ou “Santos Reis” é bem difundida no Brasil. Ela veio da Europa, trazida pelos portugueses. A forma mais conhecida dessa devoção é a Folia de Reis, que consiste na festa do dia 06 de janeiro, dia da Epifania, que significa “Manifestação” do Filho de Deus. Porém, o Terço dos Reis Magos é uma forma linda de orar e reverenciar estes santos e sábios homens, que descobriram pela estrela o nascimento do Filho de Deus e empreenderam uma longa viagem para homenageá-lo e adorá-lo.

O Terços dos Reis Magos é também uma forma de reverenciarmos o Menino Jesus e Sagrada Família.

O testemunho dos Reis Magos tem muito a nos ensinar. Naquela época, os “magos” eram os homens da ciência. Eram matemáticos, astrônomos, médicos, químicos, engenheiros e arquitetos. Homens que acumulavam conhecimentos dentro dos limites de sua época.

E é velo ver homens da ciência empreenderem uma viagem tão longa para homenagear e adorar o Menino Deus que nasceu. Eles representam, assim, a ciência que reconhece a Deus, a ciência que se ajoelha diante de Deus e o adora.

Os presentes que eles oferecem ao Menino Jesus demonstram toda essa adoração: ouro, incenso e mirra. O ouro era o símbolo da realeza, o incenso era símbolo da divindade e a mirra símbolo do sofrimento e da cura.

O Terço dos Reis Magos

Para rezar o Terço dos Reis Magos, usa-se o terço comum. Se possível, é bom ter uma imagem do presépio ou dos Três Reis Santos e uma vela acesa, símbolo da fé. Nas contas grandes reza-se o Pai nosso. Nas contas pequenas, reza-se as Ave-Marias. Aúnica diferença é a contemplação dos Mistérios.

Na cruz reza-se:
Creio em Deus Pai...

Na primeira conta grande:
Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: três Ave-Marias 
Na segunda conta grande: Glória ao Pai. 

Primeiro Mistério: 
No primeiro mistério contemplamos a descoberta da Estrela do Oriente. Os reis, sábios, conhecedores da astronomia, observam o aparecimento de uma nova estrela e descobrem que ela anunciava o nascimento do Salvador.

Rezemos para que nós também descubramos a Estrela da Fé e que ela ilumine nossos corações. Rezemos também para todos os cristãos que andam desanimados na fé, para que voltem à Santa Igreja fundada por Cristo 

Pai Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai. 

Segundo Mistério: 
No segundo mistério contemplamos a viagem que os Três Reis Magos empreenderam para chegarem até Jesus. Uma viagem longa e difícil, sendo orientados pela estrela.

Rezemos para que possamos nós também sair do nosso comodismo e caminharmos em direção ao encontro de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Pai Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai. 

Terceiro Mistério: 
No terceiro mistério contemplamos a chegada dos Três Reis Magos em Jerusalém, a capital de Israel, onde eles pensavam que o rei Filho de Deus iria nascer. Em Jerusalém, a estrela desaparece da vista dos Reis Magos. Eles se encontram com o rei Herodes, que queria matar o Menino Jesus.

Rezemos para que possamos sempre reconhecer nossos erros e voltar para o caminho da verdade, da Igreja, do caminho de Deus. Que nunca busquemos a Deus em lugares errados. 

Pai Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai. 

Quarto Mistério: 
No quarto mistério contemplamos como os Reis Magos se dirigem até Belém, voltam a ver a Estrela, entraram na casa onde estava o Menino com sua Mãe, Maria Santíssima e, prostrando, adoraram Jesus. Depois, abrem seus tesouros oferecem os presentes: ouro, incenso e mirra. 

Rezemos para que, como batizados, procuremos sempre a Jesus no lugar certo, na Igreja, no coração e na vida de comunidade. Que possamos oferecer os dons, os presentesque recebemos de Deus para o serviço da comunidade, para o bem do próximo e para o louvor de Deus. 

Pai Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai. 

Quinto Mistério: 
No quinto mistério como os Reis Magos foram avisados por Deus para que não retornassem a Herodes, masvoltassem para sua terra seguindo outro caminho. 

Rezemos para que estejamos com ouvidos e corações abertos aos avisos de Deus e evitemos os maus caminhos. Que Deus nos dê a força para sairmos do mau caminho e seguir na vida obedecendo a vontade de Deus.

Pai Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai. 

Oração final

Oração aos Três Reis Magos
“Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Belquior e Gaspar!
Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.
Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.
E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.
Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.
Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.
Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.  (Em silêncio fazer o pedido).
Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.
Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!
Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.
Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

Veja alguns produtos de Outros Santos