Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santo Agostinho

Terço de Santo Agostinho

Protetor dos estudantes, dos filósofos, dos professores, dos escritores, de pessoas com doenças nos olhos e nos ouvidos, dos editores e gráficos

Nascido em 354, em Tagaste, Argélia, Norte da África,era filho de um pagão chamado Patrício e de uma cristã fervorosa, que se tornou Santa Mônica, celebrada no dia 27 de agosto, um dia antes da festa de Santo Agostinho. Agostinho, seguindo o pai, desprezou a fé de sua mãe, estudou e se enveredou pelos caminhos da filosofia, de uma vida mundana e desregrada. Tanto, que foi pai solteiro. Seu filho se chamava Adeodato. Agostinho foi professor renomado na corte imperial de Roma e de Milão.Separou-se da mãe de Adeodato e se envolveu com outras mulheres. Sua mãe foi para Milão morar com ele e continuar suas orações e lágrimas pela conversão do filho. Ela rezou trinta anos por sua conversão. E foi em Milão que Agostinho conheceu o bispo Ambrósio que, mais tarde, foi canonizado. Esta amizade levou-o a reconhecer a coerência da fé cristã e ele se converteu. Ele e seu filho Adeodato foram batizados por Santo Ambrósio numa vigília Pascal em Milão. E Santa Mônica teve a graça de ver seu filho e seu neto cristãos fervorosos. Porém, Adeodato faleceu jovem. Chocado, Agostinho e sua mãe decidiram voltar para Tagaste.No caminho, Santa Mónica também faleceu. Depois de sepultá-la, Agostinho foi para Hipona, também na Argélia e, junto com alguns amigos cristãos, fundou uma comunidade monástica. Deste embrião de vida “Agostiniana” várias ordens e congregações religiosas masculinas e femininas nasceram. Algum tempo depois, Santo Agostinho foi ordenado padre e, após a morte do bispo, o povo o aclamou bispo de Hipona em 397. Ele exerceu esta função por 34 anos. Nesse tempo, escreveu obras que ficaram para a história, como, Confissões (autobiografia) e Cidade de Deus. Após sua morte, em 430, foi aclamado santo e Doutor da Igreja. Suas obras influenciaram o Ocidente e ainda influenciam toda a Igreja. 

O Terço de Santo Agostinho

O Terço de Santo Agostinho é o Terço da conversão e para pedir a sabedoria. O Terço de Santo Agostinho leva-nos a valorizar o conhecimento profundo da fé, para que os outros possam ver em nossa vida as razões de nossa esperança.

Como rezar o Terço de Santo Agostinho

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santo Agostinho. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a vida mundana e pagã de Agostinho. Afastado de Deus, desprezando a fé cristã, entregou-se aos prazeres sem pensar nas lágrimas e orações de sua mãe. E pedimos por todos aqueles que estão longe de Deus, que precisam de conversão, que ainda não descobriram o amor de Deus e o caminho da salvação, para que, pela intercessão de Santo Agostinho, o encontrem.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santo Agostinho, que foste exemplo de amor, trabalho e caridade, 
Ajuda-me a levar este amor no meu trabalho, na minha casa e na minha vida, amém.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a conversão e o batismo de Santo Agostinho e de seu filho Adeodato. E pedimos por todos os nossos conhecidos que precisam da graça da conversão.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos asmortes de Adeodato e de Santa Mônica, que dão outro rumo à vida de Santo Agostinho. E pedimos, por sua intercessão, a graça de compreendermos os sinais que Deus nos dá através dos acontecimentos.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos o ministério sacerdotal e episcopal de Santo Agostinho, cumprindo com amor e brilhantismo a vocação para a qual foi chamado. E pedimos a graça de descobrirmos nossa vocação e de a cumprirmos com amor e com todas as nossas capacidades.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos as obras de Santo Agostinho, que tanto iluminaram o Ocidente Cristão e sua morte santa. E pedimos, por sua intercessão, a graça de também termos uma morte santa, sabendo que cumprimos nossa missão.

Salve Rainha

Oração a Santo Agostinho
“Gloriosíssimo Pai Santo Agostinho, que por divina providência fostes chamado das trevas do paganismo, dos caminhos do erro e da culpa à admirável luz do Evangelho e aos retíssimos caminhos da graça e da justificação, para ser ante os homens vaso de predileção divina e brilhar em dias calamitosos para a Igreja, como estrela da manhã entre as trevas da noite: alcançai-nos do Deus de toda consolação e misericórdia a graça de sermos chamados e predestinados, como Vós o fostes, à vida da graça e à graça da eterna vida, onde juntamente convosco, cantemos as misericórdias do Senhor e gozemos a sorte dos eleitos pelos séculos dos séculos. Amém.”

Veja alguns produtos de Santo Agostinho