Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santa Zita

Terço de Santa Zita

Protetora dos empregados domésticos, das pessoas que perderam chaves

Zitanasceu em 1212, de uma família pobre, em Luca, Itália. Por causa da condição da família, aos 12 anos teve que começar a trabalhar como empregada doméstica numa casa de nobres. Trabalhava somente por comida, roupa e sobrevivência. Foi maltratada pelos patrões e pelos outros empregados da casa. Zita, porém, era cristã católica fervorosa e isso a ajudou a superar todos as dificuldades com fé, esperança e humildade. Santa Zita foi um grande exemplo de caridade com os mais pobres que ela: o pouco que ganhava, doava aos que precisavam. Por causa de sua vida reta e santa, os patrões puseram-na para dirigir os trabalhos da casa. Mas sua maneira cristã de governar despertou a inveja dos outros empregados. Um dia, prepararam-lhe uma cilada. Ao vê-la segurando o avental cheio, uma criada acusou Zita de estar pegando alimentos da casa para doar aos pobres. O patrão, intrigado, perguntou o que ela estava carregando no avental. SantaZita respondeu que eram flores e soltou o avental. Neste momento uma chuva de lindas flores caiu aos seus pés. Os patrões perceberam a maldade dos outros criados e fizeram justiça a Santa Zita, confirmando-a no cargo de governanta da casa. Trabalho que ela desempenhou até o fim de sua vida. Sua caridade para com os pobres, seu amor e sua vida de fé duraram até a sua morte, em 27 de abril de 1278. Após sua morte, o povo de Luca começou a fazer romarias a seu túmulo e muitas graças foram alcançadas. Em 1580 seu corpo foi exumado, encontrado incorrupto e se encontra exposto na Basílica de São Frediano, na cidade de Luca.

O Terço de Santa Zita

Por sua simples e bela história, o Terço de Santa Zitaé o Terço do trabalho, da caridade, da vitória sobre as adversidades e calúnias. O Terço de Santa Zita leva-nos a valorizar nosso trabalho, por mais simples e insignificante que possa parecer, pois, se feito com amor, aos olhos de Deus, tem o mais alto valor.

Como rezar o Terço de Santa Zita

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Zita. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos Santa Zita que, aos doze anos, se vê obrigada a trabalhar para não ser um peso para sua família. E pedimos por tantas crianças que, ainda hoje, precisam trabalhar para sobreviver. Que Deus mova nosso coração para que possamos ajudar a transformar esta situação.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santa Zita, que foste exemplo de amor,trabalhoe caridade,
Ajuda-me a levar este amor no meu trabalho, na minha casa e na minha vida, amém.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos os sofrimentos e humilhaçõesque Santa Zita sofreu na casa de seus patrões. E pedimos a graça de superar todos os sofrimentos e humilhações que possamos ter no trabalho, através de nosso exemplo de fé, esperança e amor.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a calúnia levantada contra Santa Zita e a defesa de sua inocência feita pelo próprio Deus. Pedimos a fé e a força de Deus quando formos caluniados e que o Senhor mesmo nos defenda, como fez com Santa Zita.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a elevação profissional de Santa Zita, como reconhecimento de sua capacidade, de sua vida santa e honesta. E pedimos, por intercessão de santa Zita, a graça de sermos reconhecidos em nosso trabalho.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos caridade com os pobres que Santa Zita teve durante toda a sua vida. E pedimos que ela interceda por nós a graça de também praticarmos o amor e a caridade para com todos aqueles que precisarem da nossa ajuda.

Salve Rainha

Oração a Santa Zita
“Ó Santa Zita, que no humilde trabalho doméstico soubestes ser solícita como foi Marta, quando serviu Jesus, em Betânia, e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que me impõem os meus trabalhos domésticos: ajudai-me a tratar as pessoas da família que sirvo como se fossem meus irmãos.
Ó Deus, recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações, e pela intercessão de Santa Zita, dai-me forças para cumprir sempre meus deveres, para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no céu.Amém.”

 
Santa Zita, rogai por nós.

Veja alguns produtos de Outros Santos