Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santa Madre Paulina

Terço de Santa Paulina

Protetora dos doentes com câncer.

Madre Paulina nasceu em 1865, em VígoloVattaro, Itália. Com 10 anos emigrou com sua família para a pequena Vígolo, nointerior deSanta Catarina, no Brasil. Em 1887 sua mãe faleceu. Por isso, como filha mais velha, ela cuidou da família até seu pai se casar novamente. No povoado, deu catecismo para as crianças e já se dedicava a cuidar dos enfermos. Logo, ela e mais uma amiga cuidaram de uma senhora doente de câncer, num casebre de madeira, que chamaram de “hospitalzinho”, o que atraiu a atenção de todos, que começaram a ajudar. Em julho de 1890já tinha um grupo de moças que lhe ajudava a cuidar dos doentes. O grupo cresceu e nasceu a ideia de se tornar uma congregação religiosa. Em julho de 1890 o Bispo de Curitiba aprovou a congregação, que recebeu o nome de Filhas da Imaculada Conceição. Santa Paulina assumiu o nome religioso de Paulina do Coração Agonizante de Jesus e foi eleita a superiora. A obra cresceu, construiu casas em Vígolo, Nova Trento e chegou a São Paulo, onde acolhia filhos de ex-escravos (que eram desamparados), órfãos e idosos, dando-lhes formação, quando possível e dignidade.Depois disso, a Congregação floresceu e se espalhou por várias regiões do Brasil. Em 1909, por intriga de uma pessoa de fora do convento, Santa Paulina foi tirada do cargo de Superiora Geral e“exilada” pelo bispo, indo viver numa casa fundada por ela em Bragança Paulista, onde viveu dez anos na humildade, fazendo serviços braçais, sem reclamar, sempre louvando a Deus. Em 1918, foi levada de volta à Casa Geral em São Paulo pelo mesmo bispo, que reconheceu com plenitude todas as virtudes de Santa Paulina. Ali ela viveu 33 anos como simples religiosa, servindo de exemplo de humildade e serviço para todas as irmãs. Santa Paulina faleceu na mesma casa, em 9 de julho de 1942, com odores de santidade. Foi canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II.

O Terço de Santa Paulina

O Terço de Santa Paulinaé o Terço da Humildade, a caridade concreta, do amor ao próximo e do Serviço. É, também, o Terço para quem está passando por momentos difíceis de humilhações, injustiças e perseguições. Ambas as situações, amor ao próximo e perseguições foram vividas por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como rezar o Terço de Santa Paulina

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Paulina. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a vinda de Santa Paulina para o Brasil aos dez anos de idade e o serviço amoroso que assumiu na pequena paróquia. E pedimos a graça de colocar nossos dons a serviço de nossa paróquia.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santa Paulinado Coração Agonizante de Jesus, interceda por mim a cura do corpo e da alma, 

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a caridade que, em sua juventude, acolhe uma senhora com câncer, aliviando-lhe os sofrimentos até à morte. E pedimos a graça de poder ajudar aos necessitados que estiverem próximos de nós.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a fundação da Congregação de Santa Paulinae a expansão de sua obra de amor. E pedimos a graça de poder colaborar com as obras de Deus que estiverem ao nosso alcance.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a chegada da Congregação a São Pauloe, depois, em várias regiões do país, expandindo a caridade e o amor vivido pelas irmãzinhas. E pedimos que nós também sejamos instrumentos desse amor de Deus.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos o sofrimento de Santa Paulina, sua retirada como superiora, seu exílio em Bragança Paulista, sua humildade e força de acolher tudo isso sem nunca reclamar, sua volta para a casa Mãe e sua morte cheia de virtudes e amor.

Salve Rainha

Oração a Santa Paulina
“Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.
(Pedir a graça desejada)
Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.”
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, rogai por nós.

Veja alguns produtos de Outros Santos