Oração, Terço de Nossa Senhora Nazaré

O que procuramos na oração a Nossa Senhora de Nazaré?
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré está profundamente enraizada na tradição cristã, especialmente em Portugal e no Brasil. Sua origem remonta ao século XII, quando uma pequena imagem da Virgem foi milagrosamente descoberta nas proximidades da vila de Nazaré, em Portugal. Este acontecimento extraordinário deu início a uma fervorosa devoção, que atravessou gerações, culminando na grandiosa celebração do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé mariana no mundo.
Ao rezarmos a Nossa Senhora de Nazaré, buscamos sua intercessão em nossas necessidades e sua proteção em meio às adversidades. Esta oração tem um caráter especial, pois reconhece em Maria a Mãe que acolhe e cuida de seus filhos com ternura. No Brasil, onde sua imagem é venerada com grande amor, os fiéis a invocam como uma presença viva e constante, especialmente nas horas de maior angústia e incerteza.
A oração a Nossa Senhora de Nazaré é um pedido por força espiritual e consolo, inspirando confiança em sua intercessão junto a Deus. Ao invocá-la, entregamos nossas esperanças em suas mãos, certos de que ela nos conduzirá com seu amor materno, assim como guiou gerações de fiéis ao longo dos séculos.
Ó Mãe Santíssima, Nossa Senhora de Nazaré, que desde tempos antigos és venerada com amor e devoção, hoje nos colocamos sob o teu manto protetor, suplicando por tua intercessão. Assim como tua imagem foi miraculosamente descoberta por Dom Fuas Roupinho em Portugal, salvando-o de uma morte iminente no penhasco, pedimos que nos livres das ciladas que ameaçam nossas almas e nos guies ao porto seguro da graça divina.
Tu que foste escolhida por Deus para trazer ao mundo o Salvador, concede-nos a força para enfrentarmos com fé as dificuldades que surgem em nosso caminho. Inspira-nos a confiança necessária para entregar nossas vidas nas mãos do Senhor, certos de que tua intercessão junto a Ele nos trará alívio e paz.
Recordando a grande devoção expressa no Círio de Nazaré, pedimos que tua presença nos acompanhe em todos os momentos, especialmente nas horas de angústia. Que, pela tua intercessão, possamos encontrar o caminho da conversão e do amor a Deus, vivendo em fidelidade aos seus ensinamentos.
Nossa Senhora de Nazaré, protege-nos e ilumina nossos corações com tua ternura materna, levando-nos sempre mais perto do teu Filho, Jesus Cristo. Amém.
O que buscamos no Terço de Nossa Senhora de Nazaré?
O Terço de Nossa Senhora de Nazaré é uma oração profundamente enraizada na fé e na tradição que remontam à sua milagrosa descoberta no século XII, em Portugal. Desde então, Maria, sob este título, tem sido invocada como mãe protetora e intercessora, especialmente nas dificuldades e momentos de angústia. Ao rezarmos este terço, buscamos a graça de sua intercessão e o fortalecimento de nossa fé, confiando em sua constante presença junto aos que clamam por sua ajuda.
Meditar nos mistérios deste terço nos convida a entregar nossas preocupações e a viver sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré, que tem sido refúgio para os fiéis por gerações, conduzindo-nos sempre para mais perto de seu Filho, Jesus Cristo.
Terço de Nossa Senhora de Nazaré
Início do Terço:
Sinal da Cruz:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio em Deus (Oração do Credo):
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Pai-Nosso:
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Três Ave-Marias:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
(Rezar três vezes: para a fé, esperança e caridade).
Glória ao Pai:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Mistérios do Terço:
Dependendo do dia, rezam-se os mistérios correspondentes:
Mistérios Gozosos (segundas e sábados):
A Anunciação do Anjo a Maria
A Visitação de Maria a Santa Isabel
O Nascimento de Jesus em Belém
A Apresentação do Menino Jesus no Templo
O Encontro de Jesus no Templo
Mistérios Dolorosos (terças e sextas):
A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
A Flagelação de Jesus
A Coroação de Espinhos
Jesus carrega a Cruz até o Calvário
A Crucificação e Morte de Jesus
Mistérios Gloriosos (quartas e domingos):
A Ressurreição de Jesus
A Ascensão de Jesus ao Céu
A Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu
A Coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra
Mistérios Luminosos (quintas-feiras):
O Batismo de Jesus no Rio Jordão
O Milagre nas Bodas de Caná
O Anúncio do Reino de Deus
A Transfiguração de Jesus
A Instituição da Eucaristia
Em cada mistério, reza-se:
Um Pai-Nosso
Dez Ave-Marias
Um Glória ao Pai
Oração de Fátima (opcional, após cada mistério):
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, especialmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.
No final do Terço:
Salve Rainha:
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve. A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Ladainha de Nossa Senhora (opcional):
Oração Final:
Ó Deus, cujo Filho unigênito, por sua vida, morte e ressurreição, nos mereceu a recompensa da salvação eterna, concedei-nos, nós vos pedimos, que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da Bem-aventurada Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e obtenhamos o que prometem. Por Cristo nosso Senhor. Amém.