Significado e Simbolismo de Maria Auxiliadora

Nossa Senhora Auxiliadora ou Maria Auxiliadora é um título da Virgem Maria instituído pelo Papa Pio V, em 1571 após a incrível vitória dos cristãos sobre o poderoso exército muçulmano no Estreito de Lepanto. Os cristãos jejuaram e rezaram o Rosário durante três dias antes da batalha. O Papa Pio V fez o mesmo em Roma, junto com milhares de fiéis. No dia da batalha, os muçulmanos viram sobre seus navios a imagem de uma Senhora poderosa e iluminada. A imagem aterrorizou os invasores e estes perderam a batalha. Em agradecimento, o Papa instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Mais tarde, Dom Bosco foi o maior devoto e divulgador desta devoção mariana. A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi confeccionada conforma a descrição dos muçulmanos presos. Ela é rica em símbolos e significados. Vamos conhece-los.
A coroa de Nossa Senhora Auxiliadora
A coroa de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza sua realeza. Ela é Rainha por vontade de Deus. Além disso, ela é mãe. Por isso, ela tem poder para defender seus filhos daquilo que possa vir a destruir o maior bem que é possível receber: a salvação de Nosso senhor Jesus Cristo.
O manto azul de Nossa Senhora Auxiliadora
O manto azul de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza sua origem celestial. Simboliza também a verdade. Muitos dos muçulmanos que viram a Senhora sobre os navios se converteram, percebendo que a fé cristã é verdadeira e provém do céu.
A túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora
A túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza o sangue de Cristo, bem como sua paixão e morte. E é pelos p merecimentos do sangue de Jesus que Maria tem o poder da intercessão e do auxílio aos cristãos. O sangue de Cristo não foi derramado em vão e defenderá os cristãos até o fim.
O cetro na mão direita de Maria Auxiliadora
O cetro na mão direita de Maria Auxiliadora é símbolo do poder real. Estando na mão direita significa que este "poder de intercessão" da Mãe, está sendo usado em nosso favor, como o foi no dia da batalha de Lepanto. A cruz na extremidade superior do cetro significa que o poder de Maria não provém dela, mas sim da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Confiemos no poder de intercessão nossa Mãe, Rainha e Auxiliadora.
A coroa do Menino Jesus
A coroa do Menino Jesus simboliza também sua realeza. É a realeza da bondade, da misericórdia, do amor e do perdão. Mas, também, de defesa dos fiéis contra o mal.
A túnica amarela do Menino Jesus
A túnica amarela do Menino Jesus simboliza a luz e a divindade. Sendo Deus, este "Menino" é fonte de luz. É ele quem vem nos trazer a luz da verdade e do Deus verdadeiro.
O manto vermelho do Menino Jesus
O manto vermelho do Menino Jesus é um anuncio de sua Paixão, que se repete todos os dias no sacrifício da santa missa. O vermelho simboliza o sangue e o sofrimento de Jesus Cristo, que salvarão a humanidade.
Protetora dos lares
Nos tempos de paz, os cristãos passaram a invocar Nossa senhora Auxiliadora nas dificuldades do lar, da família, nos problemas familiares, nas catástrofes e nas tragédias. Como milhares de pessoas testemunharam (e testemunham!) as graças alcançadas, Nossa Senhor Auxiliadora passou a ser considerada como a Protetora do lar.
Oração a Nossa Senhora auxiliadora
"Santíssima Virgem Maria, a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos. Nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém."