Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Mizael

Santos e ícones Católicos

História de São Mizael

São Misael, padroeiro dos casais que querem ter filhos.

Santo venerado na Igreja Ortodoxa Copta

é um santo muito festejado na Igreja Ortodoxa Copta. Esta Igreja tem suas raízes no Egito e tem plena comunhão com a Igreja Católica.

Pais distantes da Igreja

Os pais de São Misael eram cristãos apenas de nome, pouco comprometidos com a Igreja. Eles tinham fé, mas não a levavam a sério. Eles não estavam muito preocupados em viver aquilo que Jesus Cristo ensinou. O grande sofrimento de seus pais é que eles não conseguiam ter filhos. E eles passaram alguns anos carregando esta dor.

Um conselho que trouxe vida

Foi, então, que um velho monge, percebendo o sofrimento do casal, deu a eles um sábio conselho. O monge lhes disse: "Voltem para a Igreja e fortaleçam o alicerce da família de vocês na fé cristã." O conselho do monge foi tão cheio de força e convicção, que soou para o casal como se fosse uma ordem. E eles decidiram obedecer. Confessaram-se, comungaram e voltaram à vida da Igreja, participando da comunidade com fervor e esperança. Pouco tempo depois, a mãe de São Misael engravidou. Assim nasceu o pequeno Misael. Seus pais lhe deram esse nome porque ele significa "quem é semelhante a Deus?" Os pais de São Misael experimentaram isso na pele.

Vocação

A vida cristã dos pais de Misael incutiram nele um forte espírito de oração, de amor e de busca de Deus. Assim, ainda na juventude, Misael sentiu-se chamado para a vida monástica. Por isso, ele ingressou no Mosteiro de São Samuel, no Egito. Ele fez os votos religiosos e recebeu o hábito das mãos de um outro santo venerado no Egito, chamado Santo Eskeem. A partir de então, o monge Misael viveu uma vida dedicada à oração, à vida comunitária, à adoração, aos sacrifícios e jejuns.

Luta contra o mal

Um dia, depois de um profundo momento de oração, São Misael compartilhou com um de seus companheiros do mosteiro: "O diabo foge para longe quando as nossas orações espirituais são sinceras e calorosas". Trata-se de uma frase que exprime uma grande experiência de vida de São Misael, pois ele enfrentou a luta espiritual mais difícil, que é a de vencer a si mesmo, com todas as más tendências e tentações diabólicas.

Três profecias

Um fato conhecido da vida de São Misael foi que ele profetizou três acontecimentos futuros que, de fato, vieram a acontecer. O primeiro deles foi uma grande fome que assolaria a região onde estava o mosteiro. Por causa desta profecia, o povo da cidade e o abade do mosteiro se precaveram armazenando grãos e conseguiram suportar todo o tempo de penúria. A segunda profecia dizia que São Misael seria retirado do mosteiro onde vivia por um soldado. E, realmente, o fato veio a acontecer durante uma perseguição contra os cristãos no Egito. Depois, São Misael foi libertado e voltou para o mosteiro. E a terceira profecia foi o anúncio da própria morte de São Misael. Ele comunicou esta notícia ao abade, que na época se chamava Isaac. E, de fato, no ano seguinte, São Misael veio a falecer.

Devoção

Por causa desses acontecimentos e muitos outros, São Misael tornou-se um santo muito conhecido na Igreja Ortodoxa Copta, no Egito. E, pelo fato de ele ter nascido após ter tido uma grande dificuldade de engravidar, ele se tornou o padroeiro dos casais que querem ter filhos e tem dificuldade.

Festa de São Misael

A festa de São Misael é celebrada no dia 10 de dezembro na Igreja Ortodoxa Copta do Egito.

Veja alguns produtos de São Mizael