Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santo Anselmo

Filho de família rica e nobre, Anselmo teve que fugir de casa para seguir a vocação religiosa que ardia em seu coração.

Origens

Anselmo nasceu em 1033 na cidade de Aosta, que fica no norte da Itália. Seu pai era um nobre e frequentava as altas rodas dos governantes e influentes. Por volta dos 15 anos, Anselmo perdeu a mãe. Seu pai tinha planejado uma carreira brilhante para ele, que seria seu herdeiro natural e faria com que a fortuna da família atingisse patamares ainda maiores. Anselmo, porém, sentia em seu coração o chamado para o sacerdócio e a vida religiosa. Seu pai rejeitava violentamente esta ideia. Anselmo tinha um temperamento manso e dócil. Por isso, fez a vontade do pai até seus 22 anos, mais ou menos.

Vocação

Ao fazer a vontade de seu pai terreno, Anselmo sofria e a tristeza crescia em seu coração. Ele não encontrava nenhum prazer nas festas, banquetes e vida luxuosa que seu pai lhe oferecia. Estudava com os beneditinos e isto era um alento para sua alma. Por outro lado, aumentava ainda mais sua dor, sabendo que, se continuasse obedecendo ao pai, não poderia viver a vida que queria.

Fuga

A situação se agravou e ele viu que a única solução seria fugir de casa. Assim, um dia não aguentou mais e fugiu, abandonando a herança, a riqueza e o luxo a que tinha direito em sua família. Andou vagando pela região da Borgonha, França e, por fim, chegou à Normandia, onde encontrou um monge conterrâneo seu chamado Lanfranco. Este o acolheu no mosteiro. Lá, Anselmo dedicou-se ao estudo da religião tendo como Mestre Lanfranco.

 

Teólogo e sacerdote

Em pouco tempo, Anselmo formou-se em teologia e ordenou-se sacerdote. Em pouco tempo também foi eleito abade do mosteiro, por causa de sua sabedoria e busca de santidade. Começou, então, a anunciar o Evangelho pela região tanto quanto podia. Além disso, sentiu a necessidade de uma grande reforma na vida monástica e começou a implementá-la. Por tudo isso, ficou famoso e sua obra começou a influenciar os ambientes acadêmicos, religiosos e seculares. Seus escritos foram em tamanha quantidade e qualidade que ele é chamado o criador da Ciência Teológica no mundo Ocidental.

Arcebispo da paz e da bondade

Por causa de sua grande obra intelectual e espiritual, Santo Anselmo foi proclamado arcebispo-primaz da Inglaterra. Neste cargo, enfrentou grande perseguição dos reis Guilherme e Henrique I, porque seu pensamento era contrário aos interesses políticos e mesquinhos desses reis. Porém, durante os mais duros embates, mantinha a paz, a mansidão e a bondade. Sua fala permanecia mansa e seus argumentos eram de tal forma pacíficos, que desarmava os inimigos e sempre conseguia atingir seus objetivos.

Morte

Santo Anselmo faleceu em Canterbury, aos setenta e seis anos. Era o dia 21 de abril de 1109. Por causa de sua extensa obra teológica e também literária, ele foi proclamado "doutor da Igreja" através do papa Clemente XI, no ano 1720. Sua obra influencia a Igreja até os dias de hoje.

 

Oração a Santo Anselmo

Por intercessão de Santo Anselmo, eu vos peço, Senhor, despertai em mim um forte interesse pela Doutrina Católica. Dai-me perseverança na busca da Verdade ensinada nas Sagradas Escrituras. Amém.”

Veja alguns produtos de Outros Santos