Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Medalha de São Bento

Origem

A Medalha de São Bento apareceu pouco depois da morte deste santo, que aconteceu no ano 547. Foi criada por monges beneditinos, discípulos e seguidores de São Bento, fundador desta Ordem religiosa, que já tem mil e quinhentos anos. A Medalha é totalmente inspirada na vida, na obra e na oração deste grande santo.

Sacramental

A Medalha de São Bento é considerada um verdadeiro Sacramental, isto é, um sinal visível, palpável da nossa fé e da presença de Deus. Não é, de maneira alguma, um amuleto ou um objeto com poderes mágicos, mas sim um símbolo maravilhoso de uma espiritualidade profunda que conduz nossa vida para o bem, para Deus e para a proteção contra os ataques do maligno, seja no campo material quanto no espiritual.

Símbolos

Quando compreendemos todo o simbolismo que está contido na Medalha de São Bento, o uso deste objeto de devoção passa a ter um sentido profundo em nossa vida. Os símbolos da Medalha nos ajudam a rezar, a entrar em contato com Deus e a colocarmo-nos debaixo da proteção do Altíssimo, através da intercessão de São Bento. Por isso, vamos conhecer cada um dos símbolos contidos na Medalha.

A frente da Medalha de São Bento

Frente

Na frente da Medalha de São Bento vemos a imagem do santo segurando um livro com a mão direita e um báculo com a esquerda. Abaixo dele, uma cruz e, em volta, uma inscrição em Latim. Cada símbolo tem uma mensagem. Vamos compreendê-los.

A Imagem de São Bento

São Bento é representado na Medalha vestindo o hábito da Ordem dos Beneditinos, fundada por ele. Este hábito na Medalha simboliza os ideais de oração, trabalho e vida fraterna buscando o amor e a caridade entre os irmãos. Estas são as marcas do estilo de vida criado por São Bento e que nós devemos imitar.

Pedindo uma boa morte

Ao redor de São Bento, vemos a inscrição em Latim: EIUS IN OBITU NRO PRAESENTIA MUNIAMUR. Significa: "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte". Junto com São José, São Bento também é invocado como padroeiro da boa morte porque ele teve uma morte santa, na graça de Deus. Por isso, portar a Medalha de São Bento também é pedir a Deus a graça de uma boa morte, que é morrer na graça de Deus.

A cruz

Abaixo da imagem de São Bento vemos a Cruz sagrada, que ele tanto venerou. A cruz é símbolo da salvação e da libertação do mal, alcançadas pelo precioso sangue de Jesus, que foi derramado na Cruz. São Bento fazia e recomendava a todos que fizessem o Sinal da Cruz sempre: ao despertar, antes das orações, antes das refeições, antes dos estudos, do trabalho e antes de dormir, para que Deus nos proteja dos ataques do maligno.

O livro

O livro que São Bento segura na mão direita representa a Regra de Vida que ele escreveu para os monges. Na Regra, ele dá um verdadeiro caminho de vida, de oração, de trabalho, de respeito ao próximo, de caridade fraterna e de busca da santidade na vida comunitária. Tudo o que ele ensinou nos leva a viver o Evangelho no dia a dia. Quem vive seus ensinamentos, contribui para um mundo melhor.

O báculo

O báculo na mão esquerda de São bento simboliza sua autoridade espiritual de Abade, ou Bispo. São Bento, de fato, foi um mestre espiritual dos mais consagrados. Tanto que há mil e quinhentos anos ele tem seguidores. Seus ensinamentos nos guiam na vida cristã, na vida de oração e no relacionamento com os irmãos. Seguir seus ensinamentos é caminho seguro para a vida eterna. É isto que o báculo representa.

O verso da Medalha de São Bento

Verso

O verso da Medalha de São Bento apresenta várias inscrições e vários símbolos. Todos eles intimamente relacionados com a vida e a obra deste Santo, que tanto fez para o crescimento espiritual dos cristãos. Por isso, vamos compreender cada um deles, pois, esta compreensão nos conduzirá de maneira segura num belo caminho espiritual.

C S P B

Essas letras aparecem dentro de quatro círculos e são as iniciais de uma frase em Latim: Cruz Sancti Patris Benedicti, cujo significado é: “Cruz do Santo Pai Bento”. São Bento é tido como pai no sentido espiritual. É pai de uma geração de seguidores de Cristo. Seus filhos podem pedir sua proteção e intercessão.

A cruz de São Bento

O primeiro símbolo que se destaca é a Cruz. Como vimos, São Bento tinha especial veneração pela Cruz, porque foi morrendo numa cruz que Jesus alcançou-nos a salvação. A Cruz com todas as hastes do mesmo tamanho significa que a mesma dedicação que devemos ter para com Deus (haste vertical) devemos ter também com os irmãos (haste horizontal).

Inscrição na haste vertical

A inscrição na haste vertical contém as letras C S S L M. Elas são as iniciais da frase em Latim: Crux Sacra Sit Mihi Lux, que significa: “A cruz sagrada seja minha luz”. Esta é a primeira frase da famosa Oração de São Bento, que é rezada há mil e quinhentos anos. Observe que a haste vertical fala da “luz”. Luz vem do alto, do céu, de Deus.

Inscrição na haste horizontal

As letras N D S M D são as iniciais da frase: Non Draco Sit Mihi Dux, cujo significado é: “Não seja o dragão meu guia”. É a segunda frase da oração de São Bento. Observe que esta frase está na haste horizontal, que representa o mundo e as relações humanas. É nesse aspecto da vida que não podemos permitir que o maligno seja nosso guia.

PAX

No topo da Medalha, vinda do alto, tem a inscrição PAX, que significa “PAZ” em Latim. A paz é o grande lema de São Bento. Mas essa PAZ não é a simples a ausência de guerras ou conflitos. É a paz interior, do coração, que só Jesus pode dar: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!" (Jo 14,27)

Na lateral direita do círculo

A inscrição V R S N S M V são as inicias da terceira frase da oração de São Bento: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana, ou seja: “Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!”

Na lateral esquerda do círculo

Temos a quarta frase da oração, com suas iniciais: S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas. O significado é: “É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”.

O poder da Medalha de São Bento

A medalha de São Bento é um sacramental maravilhoso, riquíssimo em símbolos de proteção contra o maligno e da Salvação trazida por Jesus Cristo. Ela deve ser usada com fé, respeito e devoção. Conhecer seus múltiplos significados ajuda-nos na caminhada deste mundo, orienta-nos rumo à Pátria Celestial. Ela contém um verdadeiro projeto de vida. Viver o que ela significa é ser discípulo de Cristo.

Orações

Oração de São Bento

"A Cruz Sagrada seja a minha Luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno." Amém (3x) 
A bênção de Deus Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém.

Oração a São Bento

“Ó Deus, Vós que Vos dignastes derramar sobre o bem-aventurado confessor, o Patriarca São Bento, o espírito de todos os justos, concedei a nós, Vossos servos e servas, a graça de nos revestirmos desse mesmo espírito para que possamos, com o Vosso auxílio, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.”

Oração para obter uma graça

“Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo a vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições. Que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; afastem-se todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos, obtendo-nos finalmente que, ao terminar nossa vista neste vale de lágrimas, possamos louvar a Deus.”

Veja alguns produtos de Medalha de São Bento