Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . São Gabriel Arcanjo

A devoção a São Gabriel Arcanjo

São Gabriel Arcanjo, o anunciador

São Gabriel Arcanjo, por suas ações descritas na Bíblia, ficou conhecido como o poderoso anunciador das revelações divinas. Gabriel, junto com os santos Arcanjos Miguel e Rafael, são os únicos seres angélicos conhecidos pelo nome nas Sagradas Escrituras.

O significado do nome Gabriel

O nome “Gabriel” tem alguns significados na língua hebraica. Significa primeiramente “Emissário do Senhor”. Mas, também, pode significar “Deus é meu protetor” e “Homem de Deus”. Como na Bíblia o nome da pessoa se ajusta à missão que ela tem, o significado mais adequado de Gabriel é mesmo “Emissário do Senhor”.

O Arcanjo Gabriel no Antigo Testamento

O Arcanjo Gabriel já é conhecido do povo de Deus desde o Antigo Testamento. Ele aparece no livro de Daniel. Em Daniel 8, 16 e seguintes, Gabriel explica o significado de uma visão que Daniel tivera. Depois, no capítulo 9, 21 e seguintes, o Arcanjo explica a Daniel qual seria o destino mais favorável para o povo de Israel enquanto estava no exílio.

O Arcanjo Gabriel no Novo Testamento

Já no Novo Testamento São Gabriel Arcanjo tem a clara função de anunciar a santíssima vontade de Deus. É ele quem anuncia ao sacerdote Zacarias, no Templo, que sua esposa, Isabel, iria engravidar e gerar um filho que seria o precursor do Salvador: João Batista (Lc 1, 13ss). Nessa ocasião São Gabriel revela que tem poderes extraordinários. Primeiro, ele diz:

“Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova.”

Aqui ele revela seu nome, revela que tem acesso à presença de Deus e que realiza a missão dada por Deus de levar boas notícias. Em seguida, como Zacarias duvidou das palavras de Gabriel (que sua esposa iria engravidar, pois era estéril e de idade avançada) o Arcanjo revela que também tem poder de castigar. Ele diz:

“Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”. 

E Zacarias, de fato, fica mudo até o oitavo dia do nascimento de João Batista. Aqui fica claro que os arcanjos, além de serem seres pessoais, com identidade, nome e personalidade, eles também têm o poder de impingir castigos, bem como o de realizar milagres, como foi o caso da gravidez de Isabel.

O portador da maior notícia

São Gabriel Arcanjo foi o portador da notícia mais importante para a humanidade: a Encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Maria, para a nossa salvação. Graças a ele temos a primeira frase da oração mais rezada de todos os tempos: a Ave Maria. Sim. As palavras iniciais desta oração foram pronunciadas por São Gabriel Arcanjo: “Ave, Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco!” Esta foi a saudação pela qual Gabriel começou seu diálogo com Maria. Em outras palavras, ele disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).

A devoção a São Gabriel Arcanjo

Assim, a devoção a São Gabriel Arcanjo é a devoção de quem deseja descobrir qual é a vontade de Deus para sua vida. É a devoção da escuta e da abertura de coração para as boas notícias que Deus quer nos dar. É, também, a devoção que nos leva à profunda adoração a Deus, uma vez que este poderoso Arcanjo está constantemente na presença de Deus.

A devoção que leva ao Deus do impossível

Além disso, a devoção a São Gabriel Arcanjo é a devoção que nos leva a crer e a esperar de Deus aquilo que é impossível para nós. Isabel era estéril e de idade avançada. Para ela, era impossível engravidar. No entanto, pela intervenção do poderoso Arcanjo Gabriel, e apesar da dúvida de Zacarias, seu marido, ela pode, enfim, gerar o filho tão esperado.

A devoção da sabedoria e do discernimento

Por isso, ao dirigir sua oração a São Gabriel Arcanjo, faça-o com confiança. Peça a ele que revele as boas notícias que Deus quer lhe dar. E saiba: a boa notícia que vem de Deus transforma a vida de qualquer pessoa. O Senhor Deus quer lhe dar sabedoria e discernimento; quer lhe dar o conhecimento da sua santíssima vontade, aquela que fará você santo e feliz. E São Gabriel Arcanjo pode ser o portador desta notícia maravilhosa para a sua vida. Por isso, confie na intercessão poderosa deste grande mensageiro de Deus, executor da vontade divina. Deus é amor e São Gabriel Arcanjo executa este amor divino junto aos corações que se abrem a ele. Esta é a devoção a São Gabriel Arcanjo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!

Veja alguns produtos de São Gabriel Arcanjo