Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . Nossa Senhora Rosário

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu no Século XV, a partir de uma pintura de Nossa Senhora com o Menino Jesus, descoberta na Grécia. A pintura foi feita sobre madeira e é um ícone no estilo bizantino. Todo ícone traz uma mensagem profunda através de símbolos. A própria mensagem do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deu origem à sua devoção.

A mensagem do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na pintura, Maria aparece segurando o menino Jesus em seu braço esquerdo. Jesus é representado como um menino de doze anos, em tamanho reduzido. Este primeiro olhar já nos apresenta uma mensagem: o colo da Mãe será sempre um lugar de segurança e proteção, não importa a idade que nos encontramos. Universitário

A mensagem do ícone

Maria é representada com semblante grave, porém, sereno, acolhedor, materno. O menino Jesus, no ícone, olha para dois arcanjos: Gabriel e Miguel. Estes lhe apresentam os instrumentos da paixão: a cruz, a lança e a vara com uma esponja. O menino tem, por isso, um sobressalto, um susto, que o leva a abraçar a Mãe. No susto, a sandália de seu pé esquerdo cai. E Maria, com semblante grave e sereno, oferece ao filho seu colo, seu abraço, seu amparo, seu socorro. E este socorro, passando para nós, que somos também filhos adotivos desta Mãe, é perpétuo, ou seja, é perene, está sempre esperando por nós.

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Assim, na mensagem do ícone resume-se a profunda devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Tal devoção consiste em recorrer sempre, com total confiança, como o próprio Menino Jesus, ao socorro dessa Mãe amorosa e serena.

Em todos os sobressaltos da vida, nos momentos de sofrimento, de dor, nos quais nos são apresentados, como ao Menino Jesus, a cruz, a lança, a esponja com o vinagre amargo do sofrimento para bebermos, podemos recorrer ao abraço carinhoso e ao socorro perpétuo dessa Mãe que está sempre presente. Este é o grande sentido da devoção a Nossa senhora do Perpétuo Socorro.

E, como podemos fazer isso? Através da oração confiante, principalmente do Terço. A contemplação do ícone, com toda a certeza, também vai nos ajudar a mergulhar no mistério do socorro perpétuo dessa Mãe. Parar por um tempo, olhar para o ícone, contemplá-lo... Olhar nos olhos da Mãe... Sentir-se como o Filho, Jesus, naqueles braços fortes e cheios de amor... esta simples contemplação nos leva aos braços da Mãe, nos leva a Jesus e ao encontro com Deus.

Certamente, essa contemplação nos dará forças para suportar os sofrimentos, as cruzes, as lanças e os vinagres amargos que temos que enfrentar nesta vida. Nossa Senhora não nos livra dos sofrimentos, mas nos dá força, socorro e amor para que possamos enfrentá-los e vencê-los.

É por isso que esta devoção se espalhou pelo mundo e toca em tantos corações. Ela é simples, porém, profunda, verdadeira. E mostra, por outro lado, o amor de Deus por nós. Ele não nos deixou órfãos, mas deixou-nos ESTA MÃE, que pode nos abraçar, socorrer, acalentar, aliviar e nos dar a vitória.

Confirmação da Igreja

A igreja confirmou a devoção através do Papa Pio IX. Em 1866 ele entregou a guarda da imagem à Ordem dos Redentoristas, fazendo esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção.” Os redentoristas obedeceram e fizeram milhares de cópias do ícone e começaram a difundi-la por todo o mundo.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

“Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.

Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém.

Veja alguns produtos de Nossa Senhora Rosário