Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós nasceu em 1700, na Alemanha, inspirada numa frase marcante de Santo Irineu, que foi bispo de Lion, no Século III. A frase é esta: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou.” A partir dessa grande verdade enunciada numa pequena frase o pintor Johann Schmittdner pintou o quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. A obra fora encomendada a ele pelo padre Am Perlach, da capela de Saint Peter, em Augsburg, Alemanha.

E a obra foi tão inspirada e cheia de tanta riqueza espiritual, que passou a ser uma grande devoção, presente no mundo inteiro. Trata-se de uma devoção que tem sido um imenso canal de graças para todos aqueles que recorrem à Virgem que desata os nós malignos de nossas vidas.

No quadro, a Mãe de Deus aparece como a Imaculada Conceição. Ela está numa posição estratégica entre o céu e a terra. Acima dela está o Espírito Santo em forma de pomba. Dele descem raios de luz sobre Maria, simbolizando a autoridade de Desatadora de Nós que o próprio Deus deu a ela. Sobre sua cabeça estão doze estrelas, que simbolizam os doze Apóstolos e a conformidade da Virgem Maria com a Igreja, que os doze Apóstolos representam.

Um anjo à esquerda de Nossa Senhora entrega a ela uma fita cheia de nós. Estes nós simbolizam o pecado original e os nossos pecados de cada dia. Esses pecados impedem que a graça de Deus desabroche em nós. Os nós representam, também, nossos problemas, dificuldades e sofrimentos desta terra. Ao passarem pelas mãos da Virgem Maria esses nós são desatados de tal forma que, do outro lado, outro anjo recebe a fita limpa, sem nenhum nó.

Nossa Senhora pisa sobre a lua e sobre uma serpente simbolizando a força da Santíssima Virgem sobre o maligno. Isso porque desatar os nós significa, também, livrar-nos das tentações e influências que vem do mal.

Abaixo, em imagens bem menores, vemos um anjo guiando um homem e um cachorro, dirigindo-os a uma igreja. É uma menção ao livro de Tobias 6, 13 no qual Tobias sai para uma grande viagem e, sem saber, é guiado por um anjo. O anjo o ajuda a libertar Sara de uma maldição, casa-se com ela, recupera um dinheiro de seu pai que tinha sido perdido e volta para casa.

Um grande nó foi desatado na vida de Tobias por causa de sua fidelidade e temor a Deus, espírito de caridade e oração. Assim também acontece com todos os devotos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Ela pede que anjos venham nos guiar na longa jornada desta vida. Esses anjos vão apresentando a ela os nós de nossas vidas. Nossa Senhora, aos poucos, vai desatando cada um daqueles nós que embaraçam nosso caminho para Deus.

A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma devoção de confiança na Mãe do Céu, naquela que, com carinho de mãe, vai desatando os nós e fazendo da fita da nossa vida uma fita lisa, limpa, bela e sem nós. É também uma devoção de entrega da vida à Virgem Maria para que, através de suas mãos benditas, cada um dos nós de nossa vida seja desatado para a glória de Deus.

Em todas as igrejas dedicadas a Nossa Senhora Desatadora dos Nós é grande o número de romarias e de graças alcançadas por seus devotos. E todos aqueles que decidem se aprofundar no conhecimento desta preciosa devoção, acabam crescendo na vida espiritual, no conhecimento de Deus e na conversão sincera do coração.

Veja alguns produtos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós