Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . São Domingos Sávio

Santos e ícones Católicos

Significado e Simbolismo de São Domingos Sávio

A imagem de São Domingos Sávio, por incrível que possa parecer, nos fala muito sobre a vida deste adolescente que se tornou santo. Nascido em 2 de abril de 1842, nas cidade de Riva, Itália, faleceu de tuberculose com apenas 15 anos. Porém, em tão pouco tempo de vida, deixou sua marca de santidade e maturidade espiritual. Vamos conhecer alguns detalhes de sua imagem e de sua vida.

O jeito comportado de São Domingos Sávio

O jeito comportado e São Domingos Sávio mostra-nos como era este adolescente: manso de coração, inteligente, humilde e virtuoso. São João Bosco, que foi seu formador e diretor espiritual, disse que ele era 'de uma índole doce e de um coração formado para a piedade'. Um documento escrito pelo próprio Domingos, encontrado posteriormente, continha o seguinte texto, confirmando as palavras de São João Bosco: 'Propósitos que eu, Domingos Sávio, me propus no ano de 1849, quando fiz a Primeira Comunhão, aos sete anos de idade: 1) Confessar-me-ei muito amiúde e receberei a Sagrada Comunhão sempre que o confessor me permitir; 2) Quero santificar os dias de festa; 3) Meus amigos serão Jesus e Maria; 4) Antes morrer que pecar'.

O paletó verde de São Domingos Sávio

O paletó verde de São Domingos Sávio simboliza sua esperança em Cristo e a vitória da vida sobre a morte. Ele tinha como objetivo de vida imitar Nosso Senhor Jesus Cristo. E ele deu grandes exemplos disso. Certa vez, acusado injustamente por colegas de classe, permaneceu calado e foi castigado. No dia seguinte, a verdade foi revelada. Perguntado porque permaneceu calado, respondeu: 'Queria imitar Nosso Senhor, que foi acusado injustamente e não se defendeu.'

A calça marrom de São Domingos Sávio

A calça marrom de São Domingos Sávio simboliza sua simplicidade e humildade. Vindo de uma família simples, Domingos sempre agiu com humildade. Embora dotado de grande inteligência, nunca ostentou essa qualidade e sempre se colocou como servidor de todos.

A camisa amarela de São Domingos Sávio

A camisa amarela de São Domingos Sávio simboliza a presença de Deus neste menino cheio de amor para com todos. A vida de domingos Sávio foi totalmente dedicada ao amor de Deus e aos serviço ao próximo. Embora tão novo, Domingos conheceu profundamente a Deus e o revelou pela sua maneira de viver.

O livro de São Domingos Sávio

O livro nas mãos de São Domingos Sávio simboliza sua sabedoria, seu amor aos estudos e à Doutrina Cristã e o Evangelho de Jesus Cristo que ele viveu intensamente. Através de dons espirituais, ele reconhecia as necessidades mais ocultas das pessoas e profetizava acontecimentos futuros.

ORAÇÃO

'Querido São Domingos, vós que ofereceu sua curta vida totalmente ao amor de Jesus e de Sua Mãe. Ajudai a juventude de hoje a compreender a importância de Deus em suas vidas. Vós tornastes um santo através de permanente participação nos sacramentos, iluminai os meus parentes e filhos da importância da frequente Confissão e da Santa Comunhão. Quando jovem vós meditastes no sofrimento da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtenha para nós a graça de um ardoroso desejo de sofrer por amor a Ele. Nós desesperadamente necessitamos de sua intercessão para proteger as crianças de hoje das tentações e das zombarias do mundo. Olhai por eles e guiai-os na estrada para o Paraíso. Peça a Deus que nos dê a graça de santificar nossos deveres diários fazendo-os por amor a Ele. Nos lembre sempre da necessidade de praticar as virtudes em tempos de atribulações e dificuldades. São Domingos Sávio, preservai a vossa inocência em nossos corações e rogai ao Senhor por nós e pela salvação de nossa alma. Amem.'

Veja alguns produtos de São Domingos Sávio