Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Padre Pio Pietrelcina

São Pio ou Padre Pio de Pietreltina é um santo recente. Nasceu em 1887 e faleceu em 1968, na Itália. Por isso, sua vida foi acompanhada pela fotografia e pelos jornais, pois, em vida, já tinha fama de santidade. O grande ministério do Padre Pio foi o de atender confissões. Ele dedicava horas diárias a este ministério de cura e libertação e era favorecido com dons extraordinários, que ajudavam os fiéis a confessarem os pecados mais escondidos. Sensível ao sofrimento humano, ele fundou a Casa do Alívio do Sofrimento, um hospital maravilhoso que se tornou referência na Europa. Vamos conhecer os símbolos em sua imagem.

O hábito marrom de Padre Pio

O hábito marrom de Padre Pio simboliza a Ordem Religiosa à qual ele pertencia. Padre Pio era da Ordem dos Capuchinhos, um ramo dos franciscanos. A cor marrom no hábito dos Capuchinhos simboliza a pobreza e a humildade que os franciscanos devem viver. E estas foram virtudes marcantes na vida de Padre Pio, testemunhadas por todos os conviveram com ele. Ele era pobre, simples, humilde e alegre, apesar de todos os sofrimentos que viveu.

A barba de Padre Pio

A barba de Padre Pio é outra característica da Ordem dos Capuchinhos. Todos usam barba como sinal de simplicidade, pobreza e despojamento.

A figura de Nossa Senhora com o Menino Jesus

Padre Pio era um grande devoto de Nossa Senhora. Rezava vários rosários todos os dias. Em suas pregações exaltava sempre o papel da Virgem Maria no mistério da Salvação e exortava os fiéis a confiarem todas as suas angústias a Nossa Senhora, pois ela é Mãe, conhece nossa fraqueza e pode interceder por nós junto de Deus.

O crucifixo nas mãos de Padre Pio

O crucifixo nas mãos de Padre Pio representa sua forte ligação com a Paixão de Cristo. Esta ligação era tão forte que, muitas vezes, ele sentiu em seu corpo, as dores e o sofrimento de Jesus Cristo na cruz. No entanto, mesmo nesses momentos mais difíceis de sua vida, ele não perdeu a fé, não perdeu a paz e muito menos a alegria, que deve ser uma característica dos franciscanos.

As luvas nas mãos de Padre Pio

As luvas nas mãos de Padre Pio revelam os estigmas de Cristo que ele recebeu. Durante grande parte de sua vida terrena Padre Pio teve em suas mãos os estigmas da Cruz de Cristo. Isto lhe causava grande sofrimento e, ao mesmo tempo, grande consolação. Era um homem de oração profunda e de grande intimidade com Deus. Muitos foram os beneficiados por sua oração, intercessão e aconselhamento.

Oração de São Padre Pio (composta por ele para rezar depois da comunhão)

"Fica Senhor comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer. Sabes quão facilmente posso te abandonar.Fica Senhor comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.Fica Senhor comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.Fica Senhor comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.Fica Senhor comigo, para me mostrar tua vontade.Fica Senhor comigo, para que ouça tua voz e te siga.Fica Senhor comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.Fica Senhor comigo, se queres que te seja fiel.Fica Senhor comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho. Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti. Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão,a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não às mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!Fica Senhor comigo, pois é só a ti que procuro teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais. Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém."São Padre Pio, rogai por nós!

Veja alguns produtos de Padre Pio Pietrelcina