Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora de Loreto

O fato

A história de Nossa Senhora de Loreto é, talvez, uma das mais surpreendentes da história do Cristianismo. Trata-se de uma devoção ligada à Casa de Nossa Senhora, chamada de 'Santa Casa'. É a casa de Nazaré, onde a Virgem Maria vivia quando o Anjo anunciou e 'ela concebeu do Espírito Santo'. É a casa onde Maria disse 'sim' a Deus, onde o Verbo de Deus, Jesus, se fez carne e viveu sua infância. O surpreendente está no fato de que esta casa 'desapareceu' de Nazaré e 'apareceu' em Tersato, na Dalmácia em 1291, antes que os muçulmanos chegassem até ela. Depois ela foi novamente 'transportada' para Recanati, na Itália, em 1294 e depois, no mesmo ano, para Loreto, também na Itália, onde está até hoje.

Mistério

Especialistas da construção civil, engenheiros, arquitetos, físicos e historiadores estudaram o fenômeno ao longo dos séculos e não encontraram uma explicação para o 'transporte' desta casa. A tradição conta que ela foi transportada por anjos de Deus. A casa tem a base idêntica à do alicerce da casa de Maria que se encontra na Basílica da Anunciação em Nazaré; é feita de pedras que só se encontram em Nazaré, é cimentada com uma massa que só se fazia em Nazaré e não apresenta sinais de demolição e reconstrução. Por tudo isso, o fenômeno de Loreto permanece um grande mistério.

Padroeira

A tradição diz que a Santa Casa foi transportada pelo ar, por anjos. Por isso, Nossa Senhora de Loreto é a Padroeira dos aviadores, da aviação, dos aeroviários, dos viajantes, dos construtores e trabalhadores da construção civil e intercessora pela casa própria.

A imagem de Nossa Senhora de Loreto

A imagem de Nossa Senhora de Loreto foi esculpida quando a casa ainda se encontrava na Terra Santa. Ela foi encontrada num pequeno nicho reservado a ela num lugar de destaque na casa. A imagem é toda feita em cedro do Líbano tendo um manto de pano todo adornado em joias. Em 1921 um incêndio destruiu a imagem original. Uma outra idêntica foi feita, com o mesmo material e abençoada pelo Papa Pio XI em 1922. A imagem é rica em símbolos. Vamos conhecê-los.

O traje de Nossa Senhora de Loreto

O traje de Nossa Senhora de Loreto tem um simbolismo importante, pois o Menino Jesus está 'dentro' dele com Maria. Isto simboliza a união que existe entre os dois. Maria não faz nada sem Jesus e nem diz nada que não seja da vontade do Senhor. Tudo o que ela faz e diz é aprovado pelo Senhor Deus; é feito em nome de Deus. Por outro lado, Jesus está presente no amor maternal de Maria para com toda a humanidade. Eles são 'Mãe e Filho' numa união mais que perfeita.

O triângulo vermelho com bordas em dourado

O triângulo vermelho com bordas em dourado no traje de Nossa Senhora de Loreto simboliza a Paixão de Cristo. O vermelho é símbolo do sangue e do martírio. O dourado é símbolo da realeza. Portanto, a Paixão que Cristo viverá será por sua livre vontade, pois ele é rei e pode fazer o que quiser.

As cinco manchas negras no traje de Nossa Senhora de Loreto

As cinco manchas negras no traje de Nossa Senhora de Loreto simbolizam as cinco chagas de Cristo. Na simbologia cristã o número cinco é o número do sacrifício.

Os dois corações e o Menino Jesus

Dentro de duas manchas negras do traje de Nossa Senhora de Loreto aparecem dois corações. Eles simbolizam o Pai e o Espírito Santo. Juntos com o Menino Jesus eles formam a Santíssima Trindade.

Os sete corações em chamas no traje de Nossa Senhora de Loreto

Os sete corações em chamas no traje de Nossa Senhora de Loreto simbolizam as sete dores de Nossa Senhora, a saber: 1. A profecia de Simeão: 'Uma espada transpassará teu coração'. (Lc, 2, 34-35); 2. A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mt, 2, 13-21);3. A perda e o encontro do Menino Jesus aos doze anos (Lc, 2, 41-51);4. O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lc, 23, 27-31);5. O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (Jo, 19, 25-27);6. Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mt, 27, 55-61);7. O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lc, 23, 55-56).As coroas de Jesus e de Nossa Senhora de LoretoAs coroas do Menino Jesus e de Nossa Senhora de Loreto simbolizam a realeza dos dois. Maria é Rainha coroada no céu pela vontade de Deus, por causa de sua missão corredentora da humanidade. Jesus é o Rei do Universo por seu próprio poder. 'Por Ele todas as coisas foram feitas'.

As mãos do Menino Jesus

As mãos do Menino Jesus apresentam simbolismos importantes. A mão direita do Menino Jesus faz o gesto de abençoar, ensinando-nos que toda bênção vem dele. E sua mão esquerda sustenta o mundo, simbolizando que é Ele quem mantém o mundo vivendo e funcionando. Sobre o globo terrestre há uma cruz dourada simbolizando que só na cruz de Cristo o mundo encontrará vida e paz.

Oração a Nossa Senhora de Loreto

"Ó virgem imaculada, é com viva fé que meditamos nos grandes mistérios que se realizam nesta tua casa de Nazaré, tão pobrezinha, transportada pelos anjos para as colinas de Loreto. Entre estas sagradas paredes, onde Tu foste concebida sem pecado, e adolescente vivestes da oração e do amor, o anjo te saudou chamando-te Cheia de Graça. Tu, respondestes com as milagrosas palavras que abriram o Céu e fizeram descer o Salvador do mundo. Junto a São José, na contemplação da palavra encarnada, na humildade e no trabalho, aqui serviste o Senhor, preparando o teu espírito para o grande sacrifício; com teu filho, terias oferecido no Calvário, a ti mesma, para se transformar em Mãe de todos os homens, remidos pelo sangue de Jesus. Depois de termos vivido em nossas casas na graça de Deus, como Tu o fizeste na sua, longe do pecado, obedientes à lei e a vontade divina, concede-nos ó Maria, que possamos um dia, morar na casa do Senhor, contigo, por toda a eternidade. Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós. Amém."

Veja alguns produtos de Nossa Senhora de Loreto