Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora da Penha

A devoção a Nossa Senhora da Penha nasceu na Espanha, por causa de um sinal do céu dado a um monge francês chamado Simão. Este sonhou que havia uma bela imagem de Nossa Senhora enterrada num grande penhasco (daí a palavra 'Penha') para que não fosse destruída pelos muçulmanos. Simão procurou esta imagem por cinco anos, sem sucesso. Então, descobriu que existia um penhasco tal qual ele sonhara na região de Salamanca, na Espanha. Simão partiu para lá e, depois de três dias de busca exaustiva no grande penhasco, descobriu a imagem tal qual tinha visto em seu sonho. Ele construiu uma pequena Capela no local. Depois, por causa dos grandes milagres que aconteceram ali, o local transformou-se num grande Santuário. A imagem de Nossa Senhora da penha é cheia de Símbolos e significados. Vamos conhecê-los.

O manto azul de Nossa Senhora da Penha

O manto azul de Nossa Senhora da Penha simboliza o céu. O céu é onde ela está, é onde Deus está e é para onde ela quer nos conduzir.

O véu e a túnica brancos de Nossa Senhora da Penha

O véu e a túnica brancos de Nossa Senhora da Penha simbolizam sua pureza de coração. Ela é pura, sem a mancha do pecado. Por isso, é santa.

A sobretúnica vermelha de Nossa Senhora da Penha

A sobretúnica vermelha de Nossa Senhora da Penha simboliza a Paixão de Cristo, o sofrimento e o sangue que ele derramou pela salvação da humanidade. Nossa Senhora também passou por este sofrimento vendo seu filho sofrer. E hoje, embora vitoriosa, ela carrega o vermelho como lembrança do sofrimento e do amor provado pelo sangue.

O Menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Penha

O Menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Penha é a razão pela qual a Virgem Maria é Senhora, rainha e mãe da humanidade. Ele é seu Filho e, ao mesmo tempo, Criador. E Ele também carrega símbolos importantes:

O cetro na mão direita do Menino Jesus

O cetro na mão direita do Menino Jesus afirma que Ele tem o poder, é rei e Senhor, dono. É ele quem manda. O cetro é o símbolo do poder real total.

O globo na mão esquerda do Menino Jesus

Este símbolo nos diz que Jesus é quem sustenta o mundo e quem o mantém. A cruz sobre o globo terrestre nos fala que foi através dela que Jesus salvou toda a humanidade.

A túnica verde do Menino Jesus

A túnica verde do Menino Jesus simboliza a vida que vence a morte. Ele padeceu, sofreu, morreu, como est áexpresso na sobretúnica vermelha de Nossa Senhora da Penha. Porém, Ele ressuscitou, venceu a morte. Por isso usa o verde.

As coroas de Nossa Senhora da Penha e do Menino Jesus

As coroas são o símbolo da realeza. Maria e Jesus são Rei e Rainha do céu e da Terra.

O homem aos pés de Nossa Senhora da Penha

O homem ajoelhado aos pés de Nossa Senhora da Penha representa um capitão brasileiro muito devoto de Nossa Senhora. Subindo certa vez num penhasco para ver seus animais de criação, ele foi atacado por uma grande serpente. Nesse instante, ele gritou chamando por Nossa Senhora. No mesmo instante, um lagarto enorme apareceu, lutou com a cobra e a devorou, salvando a vida do capitão. Por isso, ele ergueu no local uma pequena capela e a devoção se espalhou.

A pedra onde está a imagem de Nossa Senhora da Penha

A pedra onde está a imagem de Nossa Senhora da Penha representa o penhasco ou a 'Penha' onde a imagem foi encontrada pelo monge Simão.

Oração a Nossa Senhora da Penha

'Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (pedido), pela qual sou-lhe grato(a) desde este momento. Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão. Amém.'

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Penha