Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora da Glória

Santos e ícones Católicos

Significado e Simbolismo de Nossa Senhora da Glória

O título Nossa Senhora da Glória refere-se à passagem da Virgem Maria da vida terrena para a vida celestial. Esta passagem envolveu três momentos diferentes: 1. A Dormição de Nossa Senhora, ou seja, ela faleceu e foi sepultada. Três dias depois, porém, seu túmulo estava vazio. Por Isso se diz que Maria 'dormiu' no Senhor. 2. Sua Assunção ao céu em corpo e alma. Seu corpo não foi mais encontrado neste mundo e, por isso, não existe um túmulo de Nossa Senhora. Ela foi elevada ao céu pelo poder de Deus e é a primeira pessoa humana a estar no céu de corpo e alma. 3. Sua Glorificação como Rainha do céu e da terra. Existem duas representações clássicas de Nossa Senhora da Glória, uma no momento da coroação e outra depois da coroação. As duas tem as mesmas cores mudando apenas alguns símbolos. A imagem de Nossa Senhora da Glória tem belos significados. Vamos compreendê-los.

A túnica vermelha de Nossa Senhora da Glória

A túnica vermelha de Nossa Senhora da Glória simboliza o sangue, a paixão e o sofrimento de Jesus Cristo, seu filho. Sofrimento que foi anunciado pelo profeta Simeão e que ela acompanhou até o fim, permanecendo de pé junto a seu Filho. A participação da Virgem Maria na Paixão de Cristo é também uma das razões de sua glorificação no céu.

O manto azul de Nossa Senhora da Glória

O manto azul de Nossa Senhora da Glória simboliza sua realidade celestial atual, sendo a única pessoa humana que está no céu em corpo e alma. Jesus também está no céu de corpo e alma, porém, ele é uma pessoa humana e divina. Maria, por sua vez, é somente humana. O manto azul de Maria também simboliza o nosso futuro celestial, pois, como ela, nós também seremos ressuscitados por Deus e, pela misericórdia de Deus, expressa em Jesus Cristo, iremos para o céu, na sua presença.

O véu branca de Nossa Senhora da Glória

O véu branca de Nossa Senhora da Glória simboliza sua pureza de coração. Virgem pura, santa, sem mancha e sem pecado. O véu branco de Nossa Senhora convida a todos nós a procurarmos uma vida pura e santa e a atender ao pedido de Jesus: 'Sede santos porque vosso Pai celestial é santo'. A santidade é a vocação de todo ser humano, pois ela nos conduz à verdadeira felicidade.

A coroa de Nossa Senhora da Glória

A coroa de Nossa Senhora da Glória simboliza sua realeza. A Virgem Maria é rainha do céu e da terra por vontade de Deus. Deus é justo em todos os seus desígnios e sua vontade é santa e soberana. É da vontade de Deus que a Virgem Maria seja a Rainha do céu, dos apóstolos, dos homens e dos anjos, pois ela é a nova Eva, aquela que disse 'sim' ao Pai em todos os sentidos e até ao extremo. Maria, por sua vez, é Mãe Misericordiosa e, mesmo sendo A Rainha, nos ama e nos trata como filhos amados. Por isso, confiemos a ela todas as nossas preocupações e angústias, pois a 'Rainha' pode cuidar delas.

O cetro na mão de Nossa Senhora da Glória

O cetro é símbolo do poder real. Vários reis e rainhas da história humana tiveram cetros de ouro como demonstração de poder. A iconografia cristã também retrata a Virgem Maria com um cetro na mão esquerda simbolizando o poder de sua intercessão. Ela é Rainha por vontade de Deus e para fazer a vontade de Deus. Por isso, o poder que ela tem em suas mãos, simbolizado pelo cetro, é o poder da intercessão e de quem faz a vontade de Deus.

O menino Jesus no braço direito de Nossa Senhora da Glória

O menino Jesus apoiado no braço direito de Nossa Senhora da Glória simboliza a maternidade de Maria. Estando sobre o braço direito de Maria significa que Ele é superior a ela. A coroa do Menino jesus simboliza sua realeza. A túnica amarela simboliza sua glória celestial e também sua realeza. E o manto vermelho simboliza seu sangue e sua paixão, causas da nossa salvação. Mesmo menino, criança, a paixão de Cristo está sempre presente, pois ela é uma realidade sempre presente. Jesus assumiu a Paixão desde o momento em que desceu do céu e se encarnou no ventre da Virgem Maria.

Oração a Nossa Senhora da Glória

'Pai amoroso, Vós que elevastes a Virgem Maria ao céu para compartilhar a vossa comunhão de amor, fazendo com que ela se torne exemplo e esperança para cada um de nós, pela vossa misericórdia e pelo sacrifício de nossas orações, aceitai-nos para aquele abraço santo e definitivo na glória eterna, junto convosco e com a Virgem Maria. Isso nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.'

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Glória