Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora da Consolata

Consolata é uma palavra do dialeto piemontês, isto é, da região de Piemonte, Itália. Significa 'Consoladora' ou 'Consolação'. Portanto, Nossa Senhor da Consolata é o mesmo título de Nossa Senhora da Consolação e também Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. A imagem é um ícone que, acredita-se, tenha sido pintado por São Lucas. Este ícone passou por séculos de adversidades, guerras, dificuldades; esteve escondida por quatro séculos e foi milagrosamente reencontrada nas ruínas de uma capela. Hoje o ícone original está conservado e protegido no Santuário de Nossa Senhora Consolata na cidade de Turim, na Itália. Por ser um ícone no estilo bizantino, a imagem é cheia de símbolos que expressam uma teologia sólida e belos significados espirituais. Vamos conhecê-los.

A cabeça inclinada para Jesus

A cabeça de Nossa Senhora da Consolata levemente inclinada para o Menino Jesus em seu colo, significa que seu pensamento está em Jesus, fonte de vida, misericórdia e consolação. Ela se inclina para Jesus como a seu Deus.

O olhar de Nossa Senhora da Consolata

Ao mesmo tempo, o olhar de Nossa Senhora da Consolata parece perder-se numa imensa contemplação. Trata-se de um convite à contemplação e à oração. Quando contemplamos o amor e a misericórdia de Deus, nossa vida se transforma e fica plena de consolação e paz. Maria sabe que é daí que nos vem toda a consolação.

O olhar do Menino Jesus

No quadro de Nossa Senhora da Consolata, o Menino Jesus olha para nós. Sim. O olhar de Jesus dirige-se para os olhos da pessoa que olha para o quadro. E é um olhar expressivo, acolhedor. É um olhar que convida nosso coração a se entregar sem medo à Mãe e a receber toda a consolação de Jesus.

A mão direita do Menino Jesus

A mão direita de Jesus tem o dedo indicador e o médio esticados e os outros encolhidos. Na iconografia cristã quem faz este gesto é quem domina a ação, é quem tem autoridade, é quem 'fala'. E, neste quadro, Jesus 'fala' com seu olhar e com seu gesto. Mas, o que ele fala' Com o olhar, já vimos que ele nos convida a entregar nosso coração à Mãe. E com seu gesto, embora ele detenha a autoridade, ele aponta para a Mãe como que dizendo: 'Pode entregar seu coração a ela, pois Eu estou com ela'. Além disso, este gesto mostra que Ele está abençoando quem contempla este quadro, pois Ele 'é' a própria bênção de Deus.

A mão direita de Nossa Senhora da Consolata

A mão direita de Nossa Senhora da Consolata aponta para seu próprio coração. Este gesto também nos fala 'de coração para coração'. Maria aponta para seu coração num gesto de amor, obediência e humildade diante de seu Filho. É Jesus quem aponta para ela; e ela, por sua vez, aponta para o seu coração, que já foi transpassado pela espada da dor, mas que venceu pela vitória de Jesus. É como se Nossa Senhora nos dissesse: 'Venha para o meu coração e receba a consolação que meu Filho me deu'.

As mãos esquerdas de Jesus e de Maria

A mão esquerda do menino Jesus segurando o polegar esquerdo de Maria simboliza a união profunda que deve existir entre Deus e os homens. Neste sentido, Maria é o maior exemplo de pessoa humana unida a Deus. Por outro lado, este gesto lembra também simplicidade, aconchego, carinho, ternura, intimidade. É tudo isso que devemos e podemos cultivar em nosso relacionamento espiritual com a Mãe do Céu.

O manto azul de Nossa Senhora da Consolata

O manto azul de Nossa Senhora da Consolata simboliza o céu, onde ela está e para onde nós deveremos ir, na presença de Deus.

As duas estrelas no véu de Nossa Senhora da Consolata

As duas estrelas simbolizam o Senhor Deus. A estrela no alto da cabeça de Nossa Senhora simboliza o Pai; e a estrela no ombro direito da Virgem, simboliza o Espírito Santo. Junto com o Menino Jesus eles formam um 'Triângulo', que é o símbolo da Santíssima Trindade. Este simbolismo nos ensina que Maria não faz nada por si, mas sempre está em obediência e na presença da Santíssima Trindade.

O manto vermelho e a túnica verde do Menino Jesus

O manto vermelho do Menino Jesus simboliza o sangue e o sofrimento. É como uma profecia sobre a paixão pela qual Jesus vai passar. A túnica verde simboliza a vida que renasce. Depois do sangue, do sofrimento e da morte, a vida volta triunfante. É um prenuncio da ressurreição de Jesus.

Oração a Nossa Senhora da Consolata

'Ó Mãe Consolata, vós sois no Céu a Rainha dos anjos e dos santos, e aqui na terra é a Mãe das consolações. Vós sois a Consolata, e eu vosso filho, vos peço consolação e graça. (fazer o pedido). Mãe querida, vós sabeis o modo, conheceis o caminho para ouvir-me, por isso confio em vós. Dizei uma palavra a Jesus que trazeis em vossos braços com tanto amor e carinho, e será o suficiente para que eu prove a alegria do conforto. Consolado por vós e por vosso filho, serei capaz de consolar os meus irmãos que mais sofrem. Saberei também enfrentar com serenidade aas dificuldades, encontrando em vós auxilio e proteção, amém.Nossa Senhora da Consolata, rogai por nós.'

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Consolata