Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Cristo Redentor

O Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Ele é símbolo da cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e da América Latina. A partir de sua imagem, milhões de réplicas foram feitas, de todos os tamanhos e materiais, inclusive medalhas e pingentes. Porém, muito mais do que um cartão postal, o Cristo Redentor é um símbolo religioso e sua imagem apresenta vários significados que passam despercebidos quando se olha para ele superficialmente. Por isso, vamos aprofundar nosso olhar sobre o Cristo Redentor. Primeiro, vejamos algumas curiosidades sobre o monumento.

O construtor se converteu

O arquiteto responsável pelo projeto e pela construção do grande monumento que é o Cristo Redentor chamava-se Heitor Levy e era judeu. Ao estudar o significado do Cristo Redentor e ao empreender a grande obra, que durou cinco anos, Heitor Levy tornou-se cristão. O tempo, as dificuldades e as vitórias extraordinárias lhe mostraram que ele não estava construindo apenas um monumento, mas a imagem daquele que dividiu a história da humanidade em "antes e depois". O efeito que a imagem causava nas pessoas que a viam também ajudou na sua conversão. Heitor Levy compreendeu a grandiosidade e o amor do Cristo Redentor.

12 homens e um Redentor

O Cristo Redentor foi construído por apenas 12 operários, liderados por Heitor Levy. A história encarregou-se de repetir, simbolicamente, o mistério de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos. Doze homens conheceram o Mestre espalharam o sua mensagem pelo mundo. Doze homens conheceram um projeto e construíram uma imagem de 30 metros que se tornou símbolo de uma cidade, de um país e de um continente. A construção durou cinco anos e foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A base onde a estátua do Cristo Redentor está apoiada é uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Ali celebram-se batizados e casamentos.

Santuário

Quando o monumento completou 75 anos, em 12 de outubro de 2006, o local foi transformado em Santuário.

Redentor

Primeiramente, vejamos o significado da palavra Redentor: significa 'aquele que redime'. A palavra vem do verbo "Redimir" ou "Remir", que, no dicionário da língua portuguesa significa: "Adquirir de novo; tirar do cativeiro, do poder alheio; resgatar; indenizar, compensar, reparar, ressarcir; livrar das penas do Inferno; salvar; fazer esquecer; expiar, pagar; libertar (uma propriedade) de um ônus, pagando a importância dela." Portanto, a palavra Redentor resume toda a missão de Jesus em relação à humanidade: ele veio salvar o ser humano em todos os sentidos.

A cabeça do Cristo Redentor

A cabeça do Cristo Redentor tem uma leve inclinação para baixo. E o sentido é claro: O Cristo está no alto, nos céus e, de lá, ele olha para baixo, para a humanidade. A estátua do Cristo Redentor está a 710 metros acima do nível do mar na cidade do Rio de Janeiro. De lá, ela "olha" para toda a cidade abaixo, simbolizando o Cristo Redentor que, do céu, olha para toda a humanidade.

Os braços abertos do Cristo Redentor

Os braços abertos do Cristo Redentor simbolizam seu amor para com a humanidade. Estar de braços abertos é acolher, receber, amar. É o que o Cristo faz com todos nós. Além disso, os braços abertos do Cristo nos lembram a cruz onde ele demonstrou o máximo amor, entregando sua vida pela nossa redenção.

O coração exposto do Cristo Redentor

Pouca gente percebe mas a estátua do Cristo Redentor tem o coração exposto em alto relevo, na altura do peito. Portanto, trata-se de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. O coração exposto significa o amor total de Cristo por cada um de nós, pela humanidade. E o amor de Cristo não é um amor só de palavras, mas ele provou seu amor de maneira incontestável entregando-se na cruz. "Não há maior amor do que dar a vida por quem se ama", disse Jesus.

As chagas nas mãos do Cristo Redentor

A imagem do Cristo Redentor apresenta as chagas que os cravos fizeram nas mãos do Cristo. É mais um detalhe que passa despercebido pela maioria das pessoas, mas que também tem um significado profundo. As mãos simbolizam a ação, o agir, o fazer. Com suas mãos Cristo curou, libertou, salvou, demonstrou amor e afeto. Essas mesmas mãos, porém, foram cravadas, pregadas numa cruz. "Por suas chagas fomos curados".

Cristo ressuscitado

A imagem do Cristo Redentor com os braços aberto, o coração exposto e as chagas nas mãos significam que este é o cristo ressuscitado. Ele já passou pela morte e a venceu. Ele sinaliza para nós que a morte foi vencida e que a nossa vida é eterna. O tempo que nós passamos neste mundo é passageiro. Nosso destino é a eternidade junto com Deus. Por isso, temos que cuidar da nossa vida e procurar obedecer ao que Cristo ensinou para ressuscitarmos como Ele e "com" Ele.

Veja alguns produtos de Cristo Redentor