Santos e ícones católicos

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . São Cristóvão

Terço de São Cristóvão

Padroeiro dos motoristas, transportadores, condutores, viajantes e pilotos.

Nascido no século 3, em Canaã, Palestina, seu nome era Réprobo, que significa “malvado” em Latim.Era um homem alto, medindo mais de 2 metros, muito forte e orgulhoso. Ateu, tinha somente materiais e queria servir ao rei mais poderoso da terra. Para tanto, percorreu o Oriente Médio à procura de reis que ele tivesse orgulho de servir. Porém, quando começava a servir um rei, descobria uma fraqueza do soberano e o abandonava. Assim, chegou a servir o diabo, julgando que ele fosse mais poderoso que os reis. Mas o abandonouquando percebeu que o diabo fugia da cruz e tinha medo de Jesus. Então, Réprobo quis servir a Jesus, mais poderoso que o diabo. E passou a procurá-lo.Encontrou um eremita e este o avisou que ele só conseguiria servir a Cristo se fizesse jejum ou caridade. Réprobo, então, passou a carregar no ombro pessoas que precisavam atravessar um rio de fortecorrenteza. Fez isso por muito tempo, na esperança de encontrar Jesus Cristo, o rei mais poderoso do mundo. Certa vez, um menino o procurou pedindo para ser levado à outra margem. Réprobo começou a transportá-lo. Porém, ao longo da travessia, o meninofoi ficando cada vez mais pesado e, só com um esforço extraordinário Réprobo conseguiu levá-lo à outra margem. Então, o menino revelou: “Não se espante, você não somente teve o mundo sobre si como carregou em seus ombros aquele que criou o mundo. Eu sou Cristo, seu rei, cuja obra você tem servido”. A partir daquele diaRéprobo foi instruído na fé, batizado e passou a se chamar Cristóvão, que significa ‘Aquele que Transporta o Cristo’. Depois, tornou-se um fervoroso pregador da fé cristã. Numa visita à cidade de Samos, na atual Turquia, foi preso por pregar o Evangelho. Como não renunciou à fé, foi condenado a terríveis torturas, mas, de todas elas, o Senhor o livrou. Por fim, foi decapitado. Mas seu sangue curou um olho do rei local, que tinha sido ferido durante as torturas de São Cristóvão. Então, o rei se converteu e, com ele, todo o seu reino.

O Terço de São Cristóvão

O Terço de São Cristóvão é o Terço dos motoristas, transportadores, viajantes e condutores. Também é o Terço daqueles que buscam ter um encontro verdadeiro e profundo com Nosso Senhor Jesus Cristo, como teve São Cristóvão. Por isso, deve ser rezado com fé e esperança, sabendo que, muito mais que nós, o próprio Jesus quer ter um encontro pessoal com cada um de nós.

Como rezar o Terço de São Cristóvão

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de São Cristóvão. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos o começo da vida de São Cristóvão, seus dotes físicos, sua força e seu orgulho. E pedimos, por sua intercessão, a graça de vencermos em nós todo orgulho que nos afasta de Deus e que alcancemos a graça da humildade, que nos aproxima de Deus.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Ó São Cristóvão, venceste o orgulho e foste exemplo de humildade,
Ajuda-me a encontrar o Cristo que transportaste.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a busca deSão Cristóvão, querendo servir ao mais poderoso rei da terra. Ele não sabia que buscava ao próprio Deus. E pedimos a graça de compreendermos que todas nossas buscas, anseios e sonhos, só serão saciados no encontro com Deus.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos São Cristóvão que, enganado e iludido, passa a servir o diabo, mas, depois, reconhece que ele Jesus é mais forte. E pedimos a graça de não nos deixarmos levar por nenhum engano ou ilusão diabólica. Que tenhamos a humildade e a coragem de reconhecer nossos erros, pedir perdão e sempre nos voltarmos para o único Deus verdadeiro, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos São Cristóvão que, na sua busca de Cristo, encontra o eremita que lhe fala sobre o Mestre. E São Cristóvão passa a oferecer sua força física para ajudar e transportar a todos os que precisavam atravessar o rio. Pedimos a graça de colocar os dons que recebemos a serviço do próximo, sabendo que, quando ajudamos alguém, ajudamos o próprio Cristo.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos os sofrimentos deSão Cristóvão, prisão, torturas e morte, por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. E pedimos a graça de termos uma fé viva e corajosa, que não se intimide com as zombarias e perseguições, e que seja testemunho para os outros, como o foi São Cristóvão

Salve Rainha

Oração a São Cristóvão:
“Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal, amém.” São Cristóvão, rogai por nós.

Veja alguns produtos de Outros Santos