Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . Oração, Terço de Santo . Santa Teresa de Ávila

Santos e ícones Católicos

Oração, Terço de Santa Teresa de Ávila

Terço de Santa Teresa de Ávila

Doutora da Igreja, Protetora dos professores, de pessoas com doenças no coração e mestra na luta contra a ansiedade

Santa Teresa de Ávila nasceu em Ávila, Espanha, em 1515. Educada num lar sólido e cristão, quando criança quis até ser mártir. Aos vinte anos entrou no Carmelo de Ávila, numa época em que o Carmelo tinha perdido seu rigor e vivia um relaxamento. E Teresa se apegou às coisas, pessoas e conversas inúteis, numa vida vazia dentro do Carmelo.

Certo dia, porém, o olhar da imagem de um Cristo sofredor tocou seu coração e ela percebeu que estava num caminho de perdição eterna. Decidiu se convertere voltar ao fervor inicial da espiritualidade carmelita. Orientada por São João da Cruz, outro Doutor da Igreja, místico e reformador da Ordem Carmelita masculina, aos 40 anos de idade e com saúde fragilizada, Santa Teresa iniciou a reforma do Carmelo feminino. Começou uma obra grandiosa que seguiu em todas as direções da Espanha. Criou novos Carmelos e reformou antigos. Muitos não queriam a vida austera que ela pregava. Por isso, foi perseguida e impedida de reformar outros conventos ou fundar novas casas. Por fim, sua inspiração foi reconhecida e todo o Carmelo foi reformado.

Santa Teresa escreveu obras grandiosas, profundas e atuais, como: “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Esses livros são verdadeiros tratados sobre a vida interior, a mente e a alma humana, a relação com Deus, o caminho de santidade. Por isso, foi proclamada Doutora da Igreja. Mesmo acadêmicos não cristãos insistem em estudar suas obras por causa da profundidade, sabedoria e acerto na descrição das emoções e sentimentos humanos. Muitos de seus escritos ajudam-nos a combater o medo e a ansiedade.

O Terço de Santa Teresa de Ávila

O Terço de Santa Teresa de Ávila é o Terço da vida interior, da vitória sobre o medo e a ansiedade, do foco e da determinação diária no rumo da nossa conversão pessoal. É, também, o Terço do autoconhecimento, que olha com sinceridade para o coração e encontra, apesar dos defeitos, a presença de Deus que nos ama e nele habita. 

Como rezar o Terço de Santa Teresa de Ávila

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Teresa de Ávila. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a infância de Santa Teresa de Ávila, formada num lar cristão. Esta semente plantada na infância germinou mais tarde e fez de Teresa uma grande santa. Pedimos que a semente da fé, que um dia foi plantada em nosso coração também germine e nos leve ao conhecimento de Deus.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santa Teresa de Ávila,mestra da fé e da vida interior,
Ajuda-me a descobrir a presença de Deus em meu coração

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a vida superficial de Santa Teresa de Ávila, mesmo vivendo dentro do Carmelo. E pedimos a graça de não nos perdemos com futilidades, mesmo estando dentro da Igreja.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a o toque de Deus e a conversão de Santa Teresa de Ávila. E pedimos a graça preciosa da conversão pessoal, para que possamos encontrar a verdadeira felicidade nesta vida e na vida eterna.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a missão de Santa Teresa, que enfrentando lutas e perseguições, reformou a Ordem Carmelita feminina. E pedimos, por sua intercessão, a graça de descobrirmos nossa missão neste mundo e de levá-la a bom termo para a glória de Deus.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos asobras escritas de Santa Teresa de Ávila, que a tornaram Doutora da Igreja; sua morte santa e o acolhimento de sua alma na glória de Deus. E pedimos a graça de conhecer um pouco de suas obras para que, como ela, alcancemos a nossa morada definitiva, que é o céu.

Salve Rainha

Oração a Santa Teresa de Ávilapara pedir a graça da amizade com Deus
“Ó Santa Teresa de Jesus, vós sois a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. 

Fazer o pedido.

Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade de nossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos aquilo que necessitamos.”

Oração escrita por Santa Teresa de Ávila para vencer o medo, a ansiedade e a depressão
“Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
A quem tem Deus tem, nada falta:
Só Deus basta.

Eleva o pensamento, Ao céu sobe,
Por nada te angusties, Nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,
E, venha o que vier, Nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.

Deseja as coisas celestes, Que para sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.
Só Deus basta!”
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!”

Veja alguns produtos de Santa Teresa de Ávila