Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Roberto de Turlande

Origens

Roberto de Turlande nasceu na Alvérnia, França, no ano de 1001. Era filho de uma família nobre e rica, dona de grandes propriedades de terra. Como era costume na época, quando era ainda adolescente, seus pais confiaram sua educação aos cônegos da cidade de Brioude. Junto com os cônegos, ele terminou seus estudos e foi ordenado padre. Posteriormente, tornou-se cônego.

Caridade e chamado

O Padre Roberto de Turlande viveu uma vida cristã exemplar. Com seus próprios recursos, construiu um hospital dedicado aos pobres e peregrinos. E não só construiu, como visitava e assistia aos doentes com os sacramentos e o conforto da fé cristã. Porém, ele sentia-se chamado à vida contemplativa, totalmente dedicada a Deus. Por isso, pensou em ingressar-se no mosteiro de Cluny que, à época, fervilhava de monges. Muitos companheiros, porém, se opuseram a este pensamento e ele decidiu esperar mais, para conseguir um discernimento mais certeiro.  

Peregrinação

Em busca de uma resposta sobre o plano de Deus em sua vida, o Padre Roberto de Turlande decidiu ir em peregrinação até Roma. Em Roma, o Senhor fez com que ele se dirigisse até ao Mosteiro Beneditino de Montecassino, fundado por São Bento. Passando algum tempo lá e vivendo a vida dos monges, ele sentiu a confirmação de que sua vocação era realmente para a vida monástica.

Fundação

Padre Roberto de Turlande retornou a Brioude sem dúvidas no coração. Em Brioude ele conquistou de imediato o apoio de dois leigos, que o acompanharam no nova jornada. Assim, em 1043, eles se retiraram para um lugar isolado chamado bosque do Livradois. Ali, na simplicidade, na pobreza, no trabalho e na oração, Padre Roberto de Turlande fundou o mosteiro que foi batizado com o nome de La Chaise-Dieu, expressão em francês, que significa "a Cadeira de Deus". O mosteiro seguiria a regra de São Bento.

Aprovação

No ano de 1050, a fundação foi aprovada pelo Papa Leão IX. Além das características de pobreza, oração, obediência, trabalho e castidade, eles tinham como missão inserirem-se na igreja local como missionários. Logo, novos mosteiros começaram a surgir, procurando seguir os ensinamentos e o carisma do Padre Roberto de Turlande. Assim, nasceu a Ordem da Cadeira de Deus.

Morte 

O Padre Roberto de Turlande morreu em 17 de abril de 1067, com fama de santidade. Era venerado como santo ainda em vida. Tanto que, apenas três anos após sua morte, ele foi canonizado pelo Papa Alexandre II. Isso aconteceu por causa das inúmeras graças recebidas pelos fiéis, pela intercessão de São Roberto de Turlande. Ele tamb[em ficou muito conhecido como São Roberto da Cadeira de Deus. 

Oração a São Roberto de Turlande

Ó Deus, que destes a São Roberto de Turlande a graça de abandonar a riqueza e os poderes temporais em favor da verdadeira riqueza que sois Vós, dai também a nós a graça de enxergarmos que nossa maior riqueza soia Vós, Senhor. E que nada nesta vida nos desvie da nossa vocação para as coisas do alto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém.”

Veja alguns produtos de Outros Santos