Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Leonardo Murialdo

Origens

Leonardo Murialdo nasceu no dia 26 de outubro de 1828, na cidade de Turim, na Itália. Era filho de uma família rica, numerosa e tradicional. Com apenas cinco anos ficou órfão de pai. Por causa da situação de sua família, ele recebeu excelente formação religiosa e acadêmica. Sua mãe o educou e formou na fé. Mais tarde, ela o enviou para realizar seus estudos no famoso colégio dos Padres Scolapi.

Crise de identidade

A adolescência de Leonardo Murialdo foi marcada por uma crise de identidade. Ele ficou indeciso entre duas opções de vida: ser engenheiro ou tornar-se um oficial do rei. Seu coração solidário, porém, falou mais alto e ele não escolheu nenhuma dessas opções. Cortava o seu coração ver uma multidão de jovens empobrecidos, sem oportunidades, sem nenhuma perspectiva de vida. Por isso, ele escolheu o caminho da caridade. Ingressou no seminário com o sonho de ajudar a dar rumo na vida de muitos jovens.

Começando a realizar seu soho

Depois de muito estudo, Leonardo Murialdo conseguiu o doutorado em teologia no ano 1850. No ano seguinte, 1851, recebeu a ordenação sacerdotal. Já no início de seu ministério, ele se dedicou bastante ao catecismo das crianças, sabendo da importância crucial dessa formação. Além disso, criou inúmeros orfanatos para abrigar jovens órfãos e pobres da periferia.

Convite

A mentalidade avançada e aberta do Padre Leonardo Murialdo, juntamente com seu trabalho dirigido à juventude o levaram a ser convidado para assumir a reitoria do Colégio de Jovens Artesãos da cidade. E ele aceitou a missão com todo amor. Ao dirigir o colégio, Padre Leonardo conseguiu instaurar um clima de harmonia, moralidade, disciplina familiar e formação religiosa. Sua missão ali foi apoiada por colaboradores competentes, tanto leigos quanto religiosos.

Frutos

A política de trabalho do Padre Leonardo, assegurou o acesso a uma excelente formação cristã, bem como cultural e também profissional a um grande número de jovens. Ali, todos eram acompanhados de perto pelo Padre Leonardo. Costumavam ingressar com oito anos de idade e permaneciam recebendo formação até atingirem vinte e quatro anos. A partir de então, a grande maioria conseguia trabalho qualificado.

Fundação

A pedagogia de São Leonardo Murialdo, baseada no amor, na fé e na qualidade da formação dada, levou o pequeno colégio a se tornar famoso e a crescer bastante em tamanho. Por isso, ele começou a receber pedidos vindos de várias partes da Itália. Todos solicitavam a criação de colégios como os de Turim, para apoio à juventude. Foi, então, que São Leonardo fundou a Pia Sociedade Turinense de São José. Mais tarde, a obra ficou conhecida como Congregação de São José e se espalhou para várias partes do mundo, como Europa, Américas e África.

Morte

A dedicação total a essa nobre missão exigiam de São Leonardo Murialdo horas e horas de trabalho extenuante. Isso lhe causou graves problemas de saúde. Por isso, no dia 30 de março de 1900, depois de enfrentar inúmeras crises de pneumonia, São Leonardo faleceu. Sua canonização foi celebrada em 1970 pelo papa Paulo VI. A festa litúrgica de São Leonardo Murialdo foi instituída para 18 de maio.

Oração a São Leonardo Murialdo

“Ó Deus, que destes a São Leonardo Murialdo a grade de proporcionar a milhares de jovens um futuro feliz e cheio de dignidade, ajuda-nos a também dirigir nossa vida para o bem do próximo onde quer que estejamos, para a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Leonardo Murialdo, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Outros Santos