Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . São Filipe Benício

23 de agosto – São Filipe Benício

Padroeiro de Zamboanga do Norte, Filipinas

Onomástico

Benício

Etimologia: o nome Benício, que também é usado como sobrenome, tem significados como: “homem bom”, “abençoado”, “aquele que vai bem” ou “o que está sempre bem”.

Onomástico: Colocar o nome “Benício” é evocar as virtudes do santo para a pessoa: inteligência, sabedoria, coragem e humildade.

Filipe

Etimologia: significa "amigo dos cavalos", “o que gosta dos cavalos”, “o que ama a guerra”.

Onomástico: Filipe foi também de um dos doze Apóstolos de Jesus. Dar este nome a alguém é evocar para ele as virtudes da fé, do amor a Deus, da sabedoria, coragem e humildade.

Origens

São Filipe Benício pertencia a uma família nobre na bela cidade de Florença, na Itália. Era descendente de Giacomo Benizi e de Albaverde Frescobaldi.

Um homem estudioso

Demonstrando grande capacidade intelectual e humana, Filipe Benício formou-se em filosofia e medicina nas Universidades de Paris e Padova. Nesta última, foi laureado (coroado com louros) em 1253.

Dedicação à Igreja

Em 1254 ingressou como irmão leigo na Ordem dos Servos de Maria do Convento de Monte Senario, onde realizou seus votos religiosos. Recebeu a ordenação sacerdotal tornando-se presbítero em Siena, em 1258. Depois disso, assumiu inúmeras responsabilidades na direção e na ordem do convento. Em 5 de junho de 1267 houve uma eleição, na qual foi escolhido como Prior Geral da Ordem dos Servitas.

Reformador

Eleito, São Filipe Benício foi o responsável pela reforma do estatuto da ordem, fazendo com que ela se transformasse em ordem mendicante. Filipe também ajudou Santa Juliana Falconeri a fundar a Ordem Terceira dos Servitas, destinada às mulheres.

A renúncia

Em 1269 foi realizado um conclave em Viterbo, Itália, com o intuito de escolher o sucessor do Papa Clemente IV. Na eleição papal, o nome de Filipe esteve entre aqueles que poderiam ser eleitos como Papa. Porém, Filipe rejeitou a possibilidade e se refugiou, o que fez com que Gregório X (que atualmente é Beato) fosse eleito.

Falecimento

São Filipe Benício faleceu em 1285, mesmo ano do falecimento de Papa Martinho IV, seu amigo próximo, no Convento das Servas de Maria de Todi. Ele foi sepultado em Florença, na Itália.

Veneração

A veneração a São Filipe Benício começou assim que ele faleceu. Tal veneração foi aprovada pelo Papa Inocêncio X, que foi o responsável por proclamar Filipe como beato no dia 8 de outubro de 1645. A canonização de Filipe Benício foi realizada pelo Papa Clemente X no dia 12 de abril de 1671. São Filipe foi o primeiro membro da Ordem dos Servitas a ser declarado santo.

Oração a São Filipe Benício

“Concedei-nos ó Deus de bondade, ser solícitos com os mais pobres e a exemplo de são Filipe Benício buscar o que não passa e deixar de lado as vaidades passageiras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. São Filipe Benício, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Outros Santos