Carrinho

Teleatendimento: (11) 4800-3800

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Entronização do Sagrado Coração de Jesus

Santos e ícones Católicos

História de Entronização do Sagrado Coração de Jesus

O que é uma entronização

Uma entronização é o ato de entronizar ou fazer ocupar um trono, aquele ou aquela a quem se escolhe para reinar. O gesto faz referência a categorias do mundo medieval, resgatando as figuras de rei, rainha, trono, corte, castelo, etc., além da forma de governo, a monarquia, que é o governo de um soberano. Propondo uma relação com Jesus Cristo a partir desta simbologia, a entronização, no meio cristão, é um ato devocional que encontra seu significado na comparação de nossa casa com um castelo, que deve ser uma digna morada para aquele que também recebe, na liturgia católica, o título de Rei do Universo. A entronização é um convite a Jesus Cristo para ocupar o trono, o lugar mais importante da casa. Seja fisicamente, no que se refere ao lugar físico de maior destaque da residência, mas também o lugar de rei, propriamente dito, no coração e na vida dos que a habitam, sendo este último o grande e profundo sentido desta prática devocional.

Como surgiu a Entronização do Sagrado Coração de Jesus

A religiosa Margarida Maria de Alacoque foi quem recebeu, em 1673, as revelações a respeito da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como as conhecemos hoje. Ela era uma religiosa na Ordem da Visitação fundada por São Francisco de Sales. Naquele ano, Margarida começou a receber visitas de Jesus durante suas orações. Ele vinha até ela com seu coração exposto e transpassado e, durante essas visitas, o Senhor recomendou a ela que divulgasse pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que era composta de algumas práticas específicas. A entronização é uma das práticas pedidas por Jesus a ela e uma maneira de divulgar esta bonita devoção nas famílias, devoção que tem em seu cerne reconhecer o amor de Deus pelo ser humano, simbolizado no coração transpassado que ela via em suas visões. A forma que vemos na imagem do Sagrado Coração de Jesus é uma representação da forma como o Senhor aparecia à santa, a quem fez doze promessas, que são estendidas a todo aquele e aquela que se fizerem esta consagração.

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus

1 - "A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração";

2 - "Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado";

3 - "Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias";

4 - "Eu os consolarei em todas as suas aflições";

5 - "Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte";

6 - "Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos";

7 - "Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias";

8 - "As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção";

9 - "As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição";

10 - "Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos";

11 - "As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração";

12 - "A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna".

A festa do Sagrado Coração de Jesus

A festa do Sagrado Coração de Jesus é uma Solenidade do Tempo Comum do calendário litúrgico da Igreja Católica. Foi celebrada em outubro de 1672 pelo sacerdote São João Eudes, pela primeira vez, mas ganhou notoriedade a partir do dia 23 de agosto de 1856, quando o Papa Clemente XIII aprovou a Missa em honra do Sagrado Coração e decretou que fosse celebrada em toda a Igreja, na sexta-feira que se segue à festa do Corpo de Cristo, portanto, no mês de junho. Este ano, 2023, a solenidade será celebrada no dia 24 de junho.

Como fazer a Entronização do Sagrado Coração de Jesus

A entronização é feita pela família, reunida em oração, geralmente numa das primeiras sextas-feiras do ano, caso não possa ser feita na Solenidade do Sagrado Coração. É costume do movimento "Apostolado da Oração" promover este pequeno ritual e divulgá-lo nas famílias. Você vai precisar de uma Imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus, que deve estar abençoado pelo sacerdote. Precisará também do livreto de orações no qual se encontra a oração de consagração e algumas outras, belíssimas, por sinal. O livrinho mais comum é o Manual do Sagrado Coração de Jesus, que traz o rito de entronização, mas existem muitos devocionários onde se pode encontrar este pequeno ritual.

Veja alguns produtos de Outros Santos