Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . Santo Expedito

A devoção a Santo Expedito

A devoção a Santo Expedito nos leva ao Santo Padroeiro das Causas urgentes. Em vários momentos da vida, todos passamos por momentos em que necessitamos de uma solução urgente. Quando parece que aquela solução da qual tanto precisamos fica emperrada, amarrada, recorremos a Santo Expedito como intercessor junto de Deus. E milhões de pessoas ao redor do mundo já experimentaram a poderosa intercessão deste santo, vendo resolvidas suas causas mais urgentes e aflitivas.

Porém, para melhor vivermos a devoção a Santo Expedito, é preciso compreendermos porque ele se tornou o Padroeiro das Causas Urgentes. Este conhecimento, certamente, vai nos levar a uma devoção mais fervorosa a este grande santo da Igreja.

A “urgência das causas” está ligada à vida de Santo Expedito. Ele era um alto oficial do exército romano, senador e comandante da XII Legião romana que atuava na Armênia. Ele comandou esta Legião entre os anos 296 a 303 d. C. E, mesmo ocupando posição tão elevada, entrou em contato com os cristãos e simpatizou-se com fé em Jesus Cristo, mas relutava em se converter de verdade.

Sua alta posição social e militar lhe proporcionavam uma vida cheia de luxos e prazeres de todo tipo. De tal forma que, mesmo estando aberto ao cristianismo, ele adiava seu batismo e sua conversão sincera. Ele tinha o vício da procrastinação, aquele mau hábito de “deixar para depois” aquilo que é urgente fazer agora.

Expedito era um grande líder no comando da XII Legião tanto na paz quanto na guerra. Acumulava vitórias e glórias na carreira militar. Porém, espiritualmente, deixava sua conversão para depois. Ele percebia que, na verdade, isso era o mais urgente em sua vida, mas parecia não ter forças para tomar uma decisão firme.

Então, certa noite, ele teve um sonho. Sonhou que estava diante de um corvo que, no chão, grasnava forte a palavra “cras”, em Latim, amanhã. Nesse momento, ele pisou no corvo, empunhou e levantou um crucifixo no qual estava escrito “hodie”, que significa hoje. Acordando, compreendeu imediatamente o significado sonho. O corvo simbolizava o espírito maligno que lhe gritava “deixe sua conversão para amanhã”. Mas a força do Espírito Santo lhe dizia: “converta-se hoje”.

Santo Expedito compreendeu a mensagem e, no mesmo dia, procurou os cristãos, pediu o batismo e se converteu verdadeiramente. Por isso, ele é chamado o “Santo das Causas Urgentes”. Há, ainda, mais dois motivos para ele ter esse título: o primeiro é o significado do seu nome. Expedito significa aquele que cumpre tarefas ou resolve problemas com rapidez, agilidade e eficiência. O segundo motivo é porque, no comando da XII Legião Romana, ele tinha que ser decidido, ágil, rápido, “expedito”.

A conversão de Expedito levou à conversão muitos de sua tropa. Por isso, o imperador Diocleciano o perseguiu, bem como a seus soldados. Prendeu-o e exigiu que ele renegasse sua fé. Mas Expedito se recusou. Preferiu morrer a negar Jesus Cristo. Por isso, foi flagelado e, depois, decapitado no dia 19 de abril de 303, em Melitene na Armênia. Sua coragem levou à conversão de milhares de pessoas na região.

Por sua história de vida e testemunho de fé, a devoção a Santo Expedito é a devoção da coragem, da decisão de seguir Jesus. É a devoção da confiança no seu poder de intercessão junto a Jesus, em nosso favor, pelas causas urgentes de nossa vida. Confiemos em Santo Expedito nas causas urgentes. Deus delegou a ele esta missão de intercessão.

A Poderosa Oração de Santo Expedito

“Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes.
Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vós que sois um Santo guerreiro.
Vós que sois o Santo dos aflitos.
Vós que sois o Santo dos desesperados.
Vós que sois o Santo das causas urgentes.
Protegei-me. Ajudai-me. Dai-me força, coragem e serenidade.
Atendei ao meu pedido. (fazer o pedido).
Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar.
Protegei minha família, atendei o meu pedido com urgência.
Devolva-me a paz e a tranquilidade.
Serei grato pelo resto de minha vida e levarei se nome a todos que tem fé.
Santo Expedito, rogai por nós. Amém.”

Veja alguns produtos de Santo Expedito