Devoção a Santos

Você está em: Santos e Ícones . Devoção a Santos . Nossa Senhora de Lourdes

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes é ligada à cura, à misericórdia, à oração e à conversão. Ela começou no dia 11 de fevereiro de 1858, quando a Virgem Maria apareceu a uma pobre e simples adolescente chamada Bernadette Soubirous. Foi numa pequena vila na França chamada Lourdes. Bernadete tinha apenas 14 anos. 

Sobre as aparições

Caminhando rumo ao rio Gave, Bernadete ouviu a voz de uma mulher que a chamava com uma voz doce e carinhosa lá de dentro da gruta. Obediente e dócil, entrou e viu ali uma linda e jovem Senhora trajando uma túnica branca com um cinto azul e um rosário em sua mão. A Virgem ensinou Bernadete a rezar, rezou com ela e depois desapareceu. As aparições continuaram por cinco meses. A Virgem Maria sempre marcava o dia e a hora que Bernadete deveria comparecer à gruta.

Bernadete é incompreendida

A notícia se espalha e o povo começa a ir à gruta querendo ver Nossa Senhora. Porém, só Bernadete a via. Por isso, ela foi vítima de agressões e zombarias. Depois, foi inquirida por policiais e autoridades religiosas. Até o governo francês interferiu na polêmica e mandou interditar a gruta por um tempo. Bernadete, porém, com a força de quem viu verdadeiramente a Mãe do Céu, se manteve firme e insistia nas mensagens de Nossa Senhora e num pedido da Mãe para que construíssem uma capela no local das aparições.

Milagres de Nossa Senhora de Lourdes

Num determinado momento, Nossa Senhora pediu que Bernadete fosse à gruta e cavasse o chão com as próprias mãos. No local onde ela cavou, começou a brotar uma água que jorra até os dias de hoje. Todos da região sabiam que ali jamais poderia brotar água. Logo depois, curas milagrosas começaram a acontecer com todos os que se banhavam ou eram colocados naquela água. Então, a Igreja reconheceu oficialmente a devoção a Nossa Senhora de Lourdes. Milhares de curas inexplicáveis pela ciência já aconteceram ali e persistem até os dias de hoje. Tanto que a Igreja instalou uma comissão permanente de médicos que estudam os casos e atestam aqueles que são verdadeiros milagres.

Santa Bernadete

Alguns anos depois das aparições, Bernadete ingressou na congregação das Irmãs de Caridade de Nevers, França. Ela faleceu aos 34 anos, depois de muito sofrimento, vítima de uma doença paralisante. Em 8 de dezembro do ano de 1933 foi canonizada pelo Papa Pio XI. Seu corpo encontra-se incorrupto, totalmente preservado, na capela do convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, França e sua conservação é um dos mistérios da ciência moderna.

Imaculada Conceição

Uma das grandes revelações de Nossa Senhora em Lourdes foi: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Esse título tinha sido proclamado pelo Papa Pio IX 4 anos antes. Bernadete não tinha conhecimento desse fato. Por isso, as aparições de Lourdes são vistas, também, como uma confirmação do céu sobre as determinações doutrinárias da Igreja peregrina, a Igreja que caminha neste mundo.

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes

Em 1876 a grandiosa Basílica de Lourdes foi consagrada no local onde a Virgem aparecera. Milhões de peregrinos de todo o mundo acorrem para lá desde então, em busca de cura. A tônica da devoção a Nossa Senhora de Lourdes é a conversão e a penitência. A Mãe do Céu chama de volta seus filhos que estão longe de Deus. Ela pede a oração do terço, a penitência e a conversão.

A devoção e as curas milagrosas

A devoção a Nossa Senhora Lourdes está muito ligada à cura de doenças físicas, mentais, emocionais e espirituais, mas, principalmente, as curas físicas. Ao longo dos séculos milhares de curas inexplicáveis foram reconhecidas pelas equipes médicas que trabalharam no santuário voluntariamente. Muitos desses médicos se confessam ateus, mas se rendem às evidências inexplicáveis que presenciam.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

“Ó Virgem Puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadette, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala, e nós falamos com Ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma, que nos ajudam a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso, (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Nossa Senhora de Lourdes