Carrinho

Teleatendimento: 0800-300-5555 / (11) 3075-6850

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Nossa Senhora dos Remédios

Santos e ícones Católicos

História de Nossa Senhora dos Remédios

Origem da devoção

A devoção a Nossa Senhora dos Remédios (ou do Bom Remédio), teve início com São João de Matha, que fundou a Ordem da Santíssima Trindade e veio a falecer em Roma no dia 17 de dezembro de 1213. Com o intuito de resgatar os cristãos que foram feitos de escravos na África e no Oriente Médio, São João da Mata e São Felix de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Para isso, precisavam de muito dinheiro. Então, eles buscaram o auxílio de Nossa Senhora, o remédio para todos os problemas que enfrentamos. Com o auxílio da Virgem Maria, conseguiram muito dinheiro e libertaram milhares de cristãos da escravidão.

O significado do título

Para a língua medieval, os substantivos “remédium” e “redémptio” e os verbos “remediare” e “redímere”, possuíam significados parecidos: resgatar, redimir, remédio, libertação e salvação. Este é o motivo pelo qual, em diversas escrituras dos séculos XVI-XVII, Nossa Senhora era intitulada como Nossa Senhora do Remédio, da Libertação e do Resgate.

A história da imagem

A mais antiga imagem ainda existente de Nossa Senhora dos Remédios é uma representação românica, que era originalmente de posse da primeira casa dos trinitários em Marselha. Nela Maria aparece sentada, segurando o Menino Jesus em seu braço esquerdo e uma bolsa de dinheiro no braço direito. De acordo com muitos biógrafos, a bolsa faz referência ao milagre a São João de Matha. O santo estava sendo pressionado pelos muçulmanos, que estavam exigindo o dobro do preço pelos escravos resgatados por São João, ameaçando prender novamente os escravos libertos. Porém, com as súplicas a Nossa Senhora dos Remédios, São João de Matha conseguiu pagar os muçulmanos.

Origem da invocação

De acordo com o livro “Invocações da Virgem Maria no Brasil” de Nilza Botelho Megale (3ª Edição - Ed. Vozes), a invocação a Nossa Senhora dos Remédios foi muito conhecida principalmente em Lamego e Santarém, que eram cidades da velha Lusitânia. Foi apresentada em Portugal por religiosos da Ordem da Santíssima Trindade francesa no começo do século XIII.

A devoção a Nossa Senhora dos Remédios no Brasil

Os frades Trinitários, juntamente com suas Confrarias e com seus devotos, trabalhavam duro para difundir suas devoções específicas. Desse modo trouxeram para o Brasil a devoção a Nossa Senhora dos Remédios, construindo inúmeras capelas em sua honra nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Maranhão e em algumas cidades mineiras.

Nossa Senhora dos Remédios em Paraty

Em Paraty, a primeira igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi construída em 1646 em um terreno recebido como doação de Maria Jácome de Melo, que impôs a condição de que a capela fosse em louvor a Nossa Senhora dos Remédios, já que Maria era muito devota da Virgem dos Remédios. No final do século XVIII começaram a construção de outra igreja, que até os dias atuais não foi acabada.

Nossa Senhora dos Remédios em São Paulo

A igreja dos Remédios, situada em São Paulo, possui uma história cercada por lendas. A mais conhecida conta que a igreja, situada na atual Praça João Mendes, era usada como refúgio de escravos perseguidos e, nos últimos anos do império, o reduto mais utilizado pelos abolicionistas. Porém, no ano de 1941 ocorreu sua demolição, para que fosse viabilizado o alargamento do então Largo dos Remédios.

Nossa Senhora dos Remédios em Fernando de Noronha

A única igreja construída na ilha de Fernando de Noronha é também em louvor a Nossa Senhora dos Remédios. Foi construída no ano de 1737, logo após a expulsão dos franceses que ocupavam a ilha há um ano.

Devoção a Nossa Senhora dos Remédios no Brasil

Segundo o Anuário Católico 2008/2010, nos dias atuais existem 34 Paróquias dedicadas a Nossa Senhora dos Remédios espalhadas pelo Brasil.

Oração a Nossa Senhora dos Remédios

“Ó Virgem Santa, filha predileta do Pai, Mãe de Jesus Cristo e Templo vivo do Espírito Santo.
Nós vos invocamos como nossa Mãe e Saúde dos doentes. Ó Senhora dos Remédios, assisti-nos em nossas enfermidades corporais e espirituais. Abençoai as nossas famílias. Dai-nos força para que sejamos bons cristãos, seguindo o exemplo de Jesus. Queremos viver sempre como vossos filhos. Nossa Senhora dos Remédios, rogai por nós.”

Veja alguns produtos de Outros Santos