Oração, Terço de Nossa Senhora dos Aflitos

Introdução à Oração de Nossa Senhora dos Aflitos
Nossa Senhora dos Aflitos é um título mariano que faz referência ao momento da morte de Jesus, quando Ele, em sua aflição mortal, entrega sua mãe ao discípulo João, como mãe de todos os seres humanos. Esta devoção particular se inicia quando Santo Euzébio, exilado na Terra Santa, encontra uma pintura da Virgem Maria com este nome, levando-a consigo e divulgando sua devoção. Que nossos corações se voltem, neste momento, para aquela que é considerada a consoladora dos aflitos e, através desta oração, depositemos nossa confiança no olhar materno de Maria, entregando a ela todas as nossas aflições.
Oração à Nossa Senhora dos Aflitos
Ó Mãe Santíssima, Nossa Senhora dos Aflitos, refúgio dos corações angustiados e esperança dos que sofrem, a vós recorremos em nossas tribulações e dores. Com fé e amor, depositamos aos vossos pés os nossos fardos e suplicamos vossa maternal intercessão.
Recordando com esperança vossa compaixão e misericórdia infinitas, imploramos que nos acolha sob vosso manto sagrado. Vós, que perante a cruz de vosso Filho derramastes lágrimas de dor e amor, sois profundamente capaz de entender e acolher nossos sofrimentos.
Pedimos, ó doce Virgem Maria, que nos conceda a graça de suportarmos com paciência e fé as provações desta vida, transformando nossas aflições em degraus para a santidade. Que, através de vossa intercessão, encontremos alívio para nossas angústias e serenidade em meio às tempestades.
Iluminai, ó Mãe dos Aflitos, o caminho dos desesperados, trazei conforto aos corações partidos e esperança aos que se encontram desesperançados. Que vossa presença seja uma luz para os que caminham nas trevas da dor e do desânimo.
Ó advogada dos aflitos, rogai por nós que recorremos a vós, para que, fortalecidos pelo amor de Deus e consolados pela vossa maternal proteção, enfrentemos os desafios desta vida com coragem e confiança.
Concedei-nos, ó Mãe Amorosa, a paz de espírito e a fortaleza necessárias para viver segundo o Evangelho, sendo testemunhas do amor e da misericórdia de Cristo no mundo. Unidos a vós, nossa Mãe, possamos um dia alcançar a alegria eterna na companhia dos anjos e santos.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.