Oração, Terço de Bíblia Católica
Conhece alguém com este nome? Descubra o que é um Presente Onomástico.
Oração à Bíblia Sagrada
A Bíblia Sagrada é considerada uma das muitas formas da presença de Deus, no mundo Cristão. Ela simboliza e personifica o próprio Jesus Cristo no meio da comunidade, e na vida pessoal de seus seguidores e seguidoras. É como afirmar que Jesus Cristo é a própria Palavra de Deus: ' [...] Pela fé, compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus' (Hb 11,3). Essa Palavra, segundo os teólogos, é o próprio Jesus Cristo, conforme se afirma na passagem do Evangelho ' No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus' (João 1,2). Assim, nos dirigindo à Bíblia Sagrada não como a um objeto, mas como a uma das formas de presença do próprio Deus entre nós, e desfrutando dessa presença, rezemos:
Oração
Senhor Jesus Cristo, Verbo e Palavra que estava junto do Pai no início de todas as coisas: com o livro sagrado nas mãos, eu invoco a sua presença em minha consciência, em meu lar, no meu trabalho e em todas as áreas da minha vida: 'Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho' (Sl 119,105)
- ilumina-me!
Palavra e Verbo de Deus, que se fez humano no ventre de Maria, em meio às palavras do Anjo: com o livro sagrado nas mãos, eu peço que a sua presença se encarne também em mim, se torne constante em minha humanidade, em todo o meu ser; que eu tenha sempre fome e sede de ouvir sua voz, e possa dizer com o profeta: ' quando encontrei tuas palavras, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos'(Jr 15:16).
Oh, Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, Verbo eterno vivente entre nós! Que a sua presença me auxilie e conforte nas minhas dores, e a todos os sofredores, pois ' o que me consola na minha angústia é isto: a tua palavra me vivifica'(Sl 119.50).
O Senhor conhece muito bem cada sofrimento presente na condição humana; o Senhor conheceu a morte, e o Senhor venceu a morte. Com a sua Palavra em meu peito eu vos peço: abre bem os meus ouvidos, para que eu possa escutar a Palavra que traz a vida. Abre também os meus lábios, para que eu possa levar aos outros a sua Palavra, a mesma que o Senhor disse a Lázaro, ressuscitando-o dos mortos, e à menina que sofria em seu leito de morte, quando a tomaste pelas mãos, dizendo: 'menina, eu ordeno a você, levante-se!' (Marcos 5:41). Que a cada dia da minha vida eu possa me levantar com vossas palavras. Que elas sejam a minha luz e o meu alimento, o meu conforto e motivação, até o momento em que, não mais sendo necessário o intermédio do Livro Santo, eu possa viver face a face contigo, ouvindo a sua voz. Amém.