Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santa Bárbara

Santa Bárbara nasceu em Nicomédia, Bitínia, onde se localiza a cidade de Izmit, na Turquia, nos dias de hoje. Bárbara nasceu e viveu no fim do terceiro século. Era uma linda jovem, filha única de Dióscoro, homem nobre e muito rico.A imagem de santa Bárbara sofreu algumas variações ao longo do tempo e pode aparecer com alguns detalhes diferentes. Os mais comuns são a torre, a espada, o cálice e a palma. Outros atributos foram adicionados de acordo com a proteção que as pessoas atribuíam à santa.

A Torre de Santa Bárbara

A torre atrás da imagem de Santa Bárbara é o símbolo mais conhecido da Santa. Seu pai não queria que ela convivesse em uma sociedade imoral e corrupta. Por isso, construiu uma torre, e lá trancou a filha para guardar sua beleza. Após a conversão de Bárbara ao cristianismo, ela mandou abrir uma terceira janela na torre, simbolizando a Santíssima Trindade, o que posteriormente causou seu martírio, uma vez que os cristãos eram perseguidos. A torre também simboliza Deus como refúgio do ser humano.Em algumas imagens a torre aparece em chamas. Quando o pai de Bárbara a degolou, matando-a cruelmente por ela ter se convertido ao cristianismo, na mesma hora um raio o atingiu, como castigo do céu, tirando sua vida. Por esse acontecimento, Santa Bárbara é invocada como a protetora das pessoas que trabalham com fogo: bombeiros, mineiros, construtores de túneis e militares.

O Cálice de Santa Bárbara

O cálice de Santa Bárbara simboliza a comunhão e a remissão dos pecados pelo sangue de Cristo na cruz. Simboliza também a conversão de Santa Bárbara ao catolicismo e sua proteção em favor dos agonizantes e moribundos, recordando que os devotos fiéis e sinceros tem a promessa de não morrerem sem os sacramentos.

A Espada de Santa Bárbara

A espada que aparece nas mãos de Santa Bárbara representa o instrumento de seu martírio. Ela foi degolada pelo próprio pai. Também é um símbolo de sua fé inabalável em Jesus Cristo. Porém, não é exclusivo da santa. A espada também representa a inimizade dos incrédulos que torturaram Santa Bárbara.

A Palma

A palma na imagem de Santa Bárbara simboliza o seu martírio e de muitos santos que deram a vida por causa do evangelho. A Igreja usa a palma como símbolo da vitória de Cristo sobre o pecado e da vitória de todos os santos sobre a morte.

A Coroa de Santa Bárbara

A coroa de Santa Bárbara simboliza a coroa da vitória em Cristo, bem como sua grandeza como cristã, apesar de ter vivido como uma pessoa comum. Também representa a coroa da vida, a recompensa eterna para os crentes e fieis que morreram martirizados.

A Túnica de Santa Bárbara

A túnica vermelha usada por Santa Bárbara representa o sangue de Cristo derramado na cruz, e o sangue dos mártires, inclusive o da própria santa, derramado por amor a Jesus. Santa Bárbara teve os seios cortados cruelmente antes de ser decapitada pelo próprio pai pelo fato de ter recebido Jesus cristo em sua vida e se ter convertido ao Catolicismo.

O Manto de Santa Bárbara

O manto azul de Santa Bárbara representa o céu, a cor do céu, a morada de todos os santos e o lugar onde ela se encontra ao lado de Deus. O azul representa ainda a verdade pela qual Santa Bárbara deu sua vida, e também o próprio Cristo, que Bárbara buscou com toda fidelidade.

Oração a Santa Bárbara

'Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.'

Veja alguns produtos de Santa Bárbara