Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Santa Alice

Santa Alice é Padroeira dos doentes da pele, dos sofrem de lepra, cegueira e paralisia. Também conhecida como Santa Alice de Schaerbeck por causa da cidade onde ela nasce, ba Bélgica e Santa Alice de La Cambre, por causa do mosteiro onde ela se consagrou a Deus. Nascida no Século 12, entrou para o mosteiro aos sete anos, já com plena convicção de sua vocação religiosa. No mosteiro, foi muito bem acolhida pela comunidade por causa de sua vivacidade e amor pelas coisas de Deus. Lá, foi educada pelas monjas. Quando chegou à adolescência, porém, contraiu lepra. Na época, lepra era sinônimo de isolamento e segregação social. Foi um choque para a comunidade ter que isolar a jovem e santa Alice. Ela passou a viver num sótão do mosteiro, recebendo ali os cuidados das irmãs. Todas testemunharam que nunca a viram reclamar de nada. Pelo contrário, louvava a Deus por tudo e entregava-se mais e mais a Ele. Em seus últimos anos de vida, ficou cega e paralítica por causa da doença. E, em tudo isso, louvava a Deus. Seu maior sofrimento era ter que se afastar da Comunhão. Por isso, nas poucas vezes que comungava, entrava em profundo contato com Deus. Santa Alice foi a primeira pessoa na Igreja a mencionar devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Essa inspiração ela recebeu do próprio Jesus Cristo em revelações feitas a ela. Suam imagem resume os pontos fortes de sua história. Vamos conhecê-la.

O hábito

Santa Alice é representada vestindo o hábito de monja, vocação que abraçou desde a infância. Ela é representada de pé, embora tenha passado seus últimos anos num leito pobre e difícil. O estar de pé, porém, mostra sua atitude de coração: sempre pronta para fazer a vontade de Deus.

O véu branco

O véu branco de Santa Alice simboliza sua pureza de coração. Ela se consagrou ao Senhor desde menina e entregou a Ele sua virgindade. Guardou sua pureza para Deus e recebeu dele a maior consolação que se pode ter: Jesus presente em seu coração. As irmãs, admiradas, testemunhavam que a Irmã Alice era feliz mesmo em meio a tantos sofrimentos.

O hábito marrom de Santa Alice

O hábito marrom de Santa Alice simboliza sua humildade de coração. Irmã Alice sentia em seu coração o imenso desejo de fazer a vontade de Deus, fosse ela qual fosse. Assim, ela aceitou com toda a humildade os sofrimentos de sua vida sem nunca reclamar de nada. Sua atitude sempre foi de humildade e obediência. Ela também seguia a regra de São Bento, vivida por sua comunidade religiosa, procurando sempre o caminho da obediência.

As mãos postas na altura do coração

As mãos postas na altura do coração simbolizam a devoção de Santa Alice ao Sagrado Coração de Jesus. Ela sentia a presença do Senhor dentro de seu coração. Ali ela o adorava e ouvia dele palavras de amor e inspiração. A presença de Jesus em seu coração passou a ser o centro de sua vida. Aparentemente, sua vida era pobre, cheia de sofrimentos, dores e privações, vivida num sótão, quase sem ver ninguém. Porém, sua vida era rica da presença de Deus. Ela sabia que Deus habitava em seu coração.

O olhar de Santa Alice

O olhar de Santa Alice simboliza sua visão interior de Deus. Mesmo cega, ela enxergava a realidade da vida sobrenatural. Seu olhar simboliza também os êxtases que ela tinha e as revelações que o próprio Senhor Jesus fazia a ela. Quando as irmãs tomaram conhecimento disso, a notícia se espalhou e o povo da cidade começou a pedir orações a ela. Muitas graças começaram a ser alcançadas. Seu estado físico, porém, piorava. Por isso, ela recebeu o sacramento da Unção dos Enfermos. Mesmo assim, viveu ainda mais um ano. Nesse tempo, teve mais revelações e manifestações de Deus em sua vida. Sua fama de santidade se espalhou. Quando ela faleceu, romarias começaram a ser feitas até seu túmulo e muitas graças foram alcançadas.

Oração a Santa Alice

'Faça, Senhor Deus, e nosso Pai, que aspiremos incansavelmente ao descanso que preparastes em vosso reino. Dai-nos força e inteligência nesta vida, para suportarmos as agruras que nos rodeiam, para promovermos o bem e a justiça e servirmos a nossos irmãos. Santa Alice rogai por nós. Que assim seja. Amém.'

Veja alguns produtos de Santa Alice