Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora do Sorriso

Nossa Senhora do Sorriso é um título mariano criado por Santa Terezinha do menino Jesus. A origem desse título tem uma história especial. Terezinha, ainda adolescente, encontrava-se gravemente doente e em depressão. Seu pai, percebendo a situação, intensificou as orações pela filha. No quarto de Terezinha havia uma imagem de Nossa Senhora das Vitórias. Num domingo de Pentecostes, Terezinha pedia a Maria o milagre de sua cura. Então, olhando para Nossa Senhora das Vitórias, esta sorriu para Terezinha que, no mesmo instante, ficou curada. Por isso, Santa Terezinha lhe deu este nome: Nossa Senhora do Sorriso. Assim, Nossa Senhora do Sorriso passou a receber uma representação própria um pouco diferente de Nossa Senhora das Vitórias. As duas, porém, carregam o menino Jesus e portam as cores rosa e azul, que tem um belo significado. Vamos conhecer os símbolos contidos na imagem.

A túnica rosa de Nossa senhora do Sorriso

A túnica rosa de Nossa senhora do Sorriso simboliza a alegria. O rosa é a cor litúrgica da alegria. Os sacerdotes usam o rosa no terceiro domingo do Advento e no quarto domingo da quaresma, simbolizando que, mesmo em tempo de penitência, devemos conservar a alegria de ter Jesus Cristo presente entre nós. A cor rosa tem muito a ver com Nossa Senhora do Sorriso. Ela nos ensina que a vida cristã é, antes de mais nada, uma vida alegre. A alegria é, inclusive, um dos frutos do Espírito Santo. E é esta alegria do Espírito que Nossa Senhora quer trazer aos nossos corações.

O manto azul de Nossa Senhora do Sorriso

A cor azul simboliza o céu e a verdade. Por isso, o manto azul de Nossa Senhora do Sorriso tem um lindo significado. Ele simboliza que devemos nos revestir da esperança do céu. Esta certeza do céu faz com que vivamos a verdadeira alegria neste mundo do sofrimento. Alegria que não é euforia sem sentido, mas sim, alegria que vem da presença de Deus em nossos corações, mesmo em meio às dificuldades e sofrimentos. Assim, o manto azul de Nossa Senhora do Sorriso nos ensina sobre a verdadeira alegria, aquela que vem de Deus. Este sinal também nos alerta contra as falsas alegrias, alegrias passageiras que não nos levam para o céu.

A túnica rosa e ao braços abertos do Menino Jesus

Na imagem de Nossa Senhora do Sorriso, a Virgem Maria aparece como que apresentando o Menino Jesus, que está alegre e veste uma túnica rosa. A túnica rosa, como vimos, representa a alegria do Espírito. O Menino Jesus com a túnica rosa significa que ele é o portador da verdadeira alegria. Sua expressão, aliás, é de alegria. E Ele abre os braços em sinal de doação da alegria e em sinal de acolhimento.

O sorriso de Nossa Senhora

O sorriso de Nossa Senhora do Sorriso tem um significado claro, simples e profundo. É um sorriso de mãe carinhosa; um sorriso que encoraja, que anima, que dá força. É o sorriso que tirou Santa Terezinha do sofrimento e a curou de um tipo de depressão. E é um sorriso que pode também curar nosso coração da tristeza, da falta de esperança e da depressão. O sorriso de Nossa Senhora também simboliza a alegria celestial, a alegria verdadeira e definitiva à qual todos nós somos chamados.

Oração a Nossa Senhora do Sorriso

'Ó Maria, mãe de Jesus e nossa, que, com um claro sorriso vos dignastes consolar e curar vossa filha Santa Terezinha do Menino Jesus, da depressão, devolvendo-lhe a alegria de viver, e o sentido da sua existência em Cristo Ressuscitado. Ó Virgem do Sorriso, olha com maternal afeto para tantos filhos e filhas que sofrem com a depressão, transtornos e síndromes psiquiátricas e males psicossomáticos. Que Jesus Cristo cure e dê sentido à vida de tantas pessoas, cuja existência às vezes está deteriorada. Maria, que seu belo sorriso não deixe que as dificuldades da vida obscureçam nosso ânimo. Sabemos que só o seu filho Jesus pode satisfazer os anseios mais profundos no nosso coração. Maria, mediante a luz que brota de seu rosto, transparece a misericórdia de Deus. Que seu olhar nos acaricie, e nos convença que Deus nos ama e nunca nos abandona. A sua ternura renove em nós a auto estima, a confiança nas próprias capacidades, o interesse pelo futuro e o desejo de viver feliz. Que os familiares dos que sofrem com depressão ajudem no processo de cura, nunca os considerando farsantes da enfermidade com interesses de comodidade, mas os valorizem, escutem, compreendam e os animem. Virgem do Sorriso, alcance-nos de Jesus, a verdadeira cura, e livra-nos de alívios temporários e ilusórios. Curados, comprometemo-nos a servir com alegria, disposição e entusiasmo a Jesus, como discípulos missionários, com nosso testemunho de vida renovada. Amém.'

Veja alguns produtos de Nossa Senhora do Sorriso