Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora da Guia

Esta devoção a Nossa Senhora nasceu na Igreja Ortodoxa, que é reconhecida pela Igreja Católica. Na Igreja Ortodoxa ela é conhecida como Odigitria, que quer dizer 'Condutora', aquela que dirige, ou 'Guia'. Como seu significado é realmente importante e expressa uma das grandes missões de Nossa Senhora, esta devoção foi incorporada também na Igreja Católica. A imagem de Nossa Senhora da Guia é cheia de símbolos que expressam esta sua missão de Condutora da humanidade até Jesus. Por isso, vamos conhecer estes símbolos.

A estrela de Nossa Senhora a Guia

A estrela na mão direita é o maior símbolo que distingue Nossa Senhora da Guia das outras imagens da Virgem. Normalmente é usada uma estrela de cinco pontas. Este é símbolo da Estrela de Belém, aquela que guiou os magos até Jesus. Os magos passaram por várias peripécias e dificuldades até chegarem a Jesus. E só chegaram a Ele vindos de tão longe, porque a estrela os guiou. Maria tendo essa estrela em sua mão direita significa que ela sabe o caminho que conduz a seu filho e pode nos guiar até Ele. A última frase dita por Maria que está escrita no Evangelho é 'Fazei tudo o que Ele vos disser.' E é dessa maneira que Maria é 'Guia'. Ela quer nos levar até Jesus para que nós o conheçamos e façamos tudo o que Ele nos diz, pois, fazendo o que Ele disse, alcançaremos a felicidade eterna no céu.

A coroa de Nossa Senhora da Guia

A coroa de Nossa Senhora da Guia simboliza sua realeza. Esta mulher, mãe, que nos guia até Jesus é a Rainha do Céu e da Terra. Ela não precisava nos guiar, mas faz isso por amor a seus filhos. Faz isso por amor e obediência a Deus, que 'quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.' Conhecer a verdade é conhecer Jesus. Por a Rainha quer nos guiar até Ele.

O manto azul de Nossa Senhora da Guia

O manto azul de Nossa Senhora da Guia simboliza que ela vem do céu. Ela é pessoa humana, mas está no céu e, de lá, pode vir até nós para nos falar e nos guiar nos caminhos desta vida. O manto azul significa também que Maria vai nos guiar somente para o céu, onde ela está. Ela jamais irá nos guiar para outro destino.

A túnica rosa de Nossa senhora da Guia

A túnica rosa de Nossa senhora da Guia simboliza a alegria e o sangue. Enquanto cor derivada do vermelho, o rosa simboliza o sangue de Cristo e sua Paixão. Enquanto rosa, simboliza a alegria do nascimento de Jesus, que ela traz no colo. Esta alegria é a alegria da salvação que o nascimento de seu Filho nos proporciona. Por isso, este serviço de 'Guia' que Nossa Senhora nos presta, é um 'serviço' de alegria, pois vai nos conduzir à verdadeira vida, à verdadeira felicidade, junto com ela e com Jesus no céu.

O menino Jesus no braço de Nossa Senhora da Guia

O menino Jesus no braço esquerdo de Nossa Senhora da Guia o 'porquê' e o 'para quem' ela nos guia. Ela nos guia para Jesus. E este Jesus tem uma coroa, simbolizando que Ele é Rei do Universo. Além disso, Ele veste uma túnica branca, que significa sua pureza de coração. Portanto, Nossa Senhora nos guia para Jesus, Rei e puro de coração. Os braços aberto do Menino Jesus simbolizam que Ele é o Deus da vida que nos acolhe de coração aberto. Assim, Ele também nos convida a abrir nosso coração para Ele.

Oração a Nossa Senhora da Guia

'Ó Maria santíssima, eu vos louvo e bendigo, porque aceitastes gerar em vosso seio puríssimo, por obra do Espírito Santo, Jesus o filho de Deus, Salvador do mundo, tornando-vos a Mãe e a primeira discípula daquele que veio para ser a Luz de todos os povos, o Caminho a Verdade e a Vida. Vós que levastes Jesus ainda em vosso seio, para santificar João Batista no seio de sua mãe Isabel, vós que protegestes o menino Jesus, em seu nascimento, o amamentastes e lhe ensinastes os primeiros passos. Protegei as criancinhas, e guiai todas as mães para que elas ensinem a seus filhos a amar e a seguir Jesus. Nossa Senhora da Guia, rogai por nós. Amém.'

Veja alguns produtos de Nossa Senhora da Guia