Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Nossa Senhora Abadia

Há notícia da devoção a Nossa Senhora da Abadia desde o ano 883, no Mosteiro das Montanhas, em Bouro, Portugal. Por causa da invasão muçulmana na península ibérica, os monges fugiram e deixaram a imagem escondida numa região desabitada. Após 217 anos, em 1100, a imagem foi encontrada milagrosamente por dois eremitas e a devoção recomeçou. No local onde encontraram a imagem construíram uma capela que, mais tarde, transformou-se num Santuário. Vamos conhecer os símbolos da imagem.

A coroa de Nossa Senhora da Abadia

A coroa de Nossa Senhora da Abadia nos lembra o Quinto Mistério Glorioso: a coroação de Maria como Rainha do céu e da terra. Ela é a Rainha dos Anjos, que está diante de Deus intercedendo por nós, seus filhos.

A túnica de Nossa Senhora da Abadia

A túnica de Nossa Senhora da Abadia é branca com flores cor de rosa. O branco simboliza a pureza da Virgem Maria. As rosas simbolizam a alegria. E o motivo da alegria está nas mãos da Mãe: o Menino Jesus que nasceu para a salvação da humanidade.

O menino Jesus no colo

O menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Abadia lembra-nos do amor de Deus, que entregou seu próprio filho para nos salvar. Esta é a razão de nossa maior alegria. Nesta imagem, Nossa Senhora como que nos apresenta seu Filho mostrando que Ele é o caminho. A auréola dourada ou, às vezes, coroa, sobre a cabeça do Menino Jesus simbolizam sua divindade. Ele é Deus.

O cinto e a gola vermelhos

O cinto simboliza a prontidão para anunciar o Evangelho. Isso nos lembra que Maria está sempre pronta para nos mostrar Jesus, como ela o faz nesta imagem. Jesus é o Evangelho, a Boa Notícia de Deus para o mundo. A cor vermelha simboliza o sangue. Por isso, o cinto e a gola em vermelho nos lembram que o anuncio do Evangelho tem que conter o sofrimento que Jesus viveu por nós. Anunciamos Jesus vivo, vencedor, mas Ele passou pelo sofrimento e a morte.

O manto azul de Nossa senhora da Abadia

O manto azul de Nossa senhora da Abadia tem dois significados: o céu e a verdade. Estes são os significados da cor azul nos símbolos cristãos. A imagem de Nossa Senhora com o manto azul nos fala do céu. Maria vem do céu e quer nos levar para o céu. O azul também nos diz que sua mensagem é verdadeira, é digna de confiança e fé. Quem crer nela não vai se decepcionar.

Os três anjos aos pés de Nossa Senhora da Abadia

Os três anjos aos pés de Nossa Senhora da Abadia simbolizam que a Virgem Maria está no céu e nos lembram que ela é a rainha dos anjos. Por isso, os anjos estão a seus pés. O número três é o símbolo da Santíssima Trindade. Por isso, os três anjos aos pés de Maria nos dizem que ela tem autoridade para trazer sua mensagem aos homens em nome da Trindade.

Oração a Nossa Senhora da Abadia

Senhora da Abadia, filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador, Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a Vós. Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo o que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho por vossas mãos de Mãe. Sou todo vosso, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé Católica, traindo a Jesus. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho (filha) e guardai-me sob o vosso manto protetor. Amém.

Veja alguns produtos de Nossa Senhora Abadia