Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . Significado e Simbolismo . Imaculada Conceição

A representação da Imaculada Conceição de Maria é rica em significados. Porém, antes de compreendermos todos os simbolismos contidos na imagem, vamos saber primeiro, o que significa Imaculada Conceição.

O Significado da expressão Imaculada Conceição

A expressão Imaculada Conceição passou a ser quase um 'nome' de Nossa Senhora. Muitas mulheres, inclusive, recebem o nome de Conceição. Ao pé da letra, Imaculada Conceição significa 'concepção sem mancha'. Quer dizer que, desde o momento de sua concepção, Maria foi preservada da mancha (mácula) do pecado. Imaculada Conceição, portanto, é um título de Nossa Senhora que diz respeito à sua própria natureza: humana e sem pecado desde a concepção.

Dogma da Imaculada Conceição

A concepção sem pecado da Virgem Maria é um Dogma da Fé Católica, proclamado no dia 8 de dezembro de 1854, festa da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio IX. O documento escrito pelo Papa diz o seguinte: 'Em honra da Trindade (...) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis'.

A meia lua sob os pés da Imaculada Conceição

A meia lua debaixo dos pés é uma característica importantíssima na imagem e tem simbolismos maravilhosos que merecem ser conhecidos. São os seguintes:1. A lua não tem brilho próprio, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. Pois, se perguntarmos: 'de onde vem o brilho de Nossa Senhora'' a resposta só pode ser uma: 'de Jesus, seu filho'.2. A lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado pela graça de Deus, ou seja, ela é Imaculada (sem mancha) desde sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana. Ela é a Imaculada Conceição, ela foi concebida sem o pecado original. Por isso, ela brilha como a lua, refletindo a luz do sol, que é a verdadeira fonte de vida, de luz e de calor.

A serpente sob os pés da Imaculada Conceição

Significa que Maria, sendo 'Imaculada Conceição', concebida sem pecado, e tendo gerado Jesus Cristo, ela esmaga a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis. Em Maria começou a vitória sobre o demônio e esta vitória foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus.

Os anjos e as nuvens nos pés da Imaculada Conceição

Ainda nos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, vemos a nuvem e anjos. Estes dois símbolos revelam que a Virgem Maria está no céu, na glória de Deus, junto com os anjos, dos quais ela é Rainha e que de lá, junto de seu filho, ela intercede por nós.

As mãos da Imaculada Conceição

As mãos de Nossa Senhora da Conceição unidas na altura do coração simbolizam a oração. Em todas as aparições da Virgem Maria, ela pede oração. Ela mesma, enquanto viveu neste mundo, foi uma mulher de oração. E agora, no céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós. As mãos de Nossa Senhora em gesto de oração nos lembram que 'quem reza se salva e que não reza se perde'. A oração transforma vidas. E as mãos de Maria unidas na altura do coração nos falam que a oração deve ser feita 'com o coração', com sinceridade. E nos falam também que a oração cura o coração.

O manto da Imaculada Conceição

O manto da Imaculada Conceição é rico em significados. A cor azul simboliza o céu. Os bordados em dourado simbolizam a realeza e nos lembram que Nossa Senhora é Rainha do Céu e da terra.

A coroa da Imaculada Conceição

A coroa da Imaculada Conceição nos lembra que Maria Imaculada, sem pecado, sem mancha, é Rainha do Céu e da terra. A cruz sobre a coroa significa que a Virgem Maria só é Rainha por causa de Jesus Cristo, por causa de sua morte na cruz e de sua ressurreição.

Oração à Imaculada Conceição

'Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: 'Ave Maria, cheia de graça'; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça: (fazer o pedido); para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.' Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

Veja alguns produtos de Imaculada Conceição