Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Santa Irene

Santa Irene, ou como é mais conhecida, Santa Irene da Capadócia. Sua festa é celebrada no dia 28 de julho. Seus restos mortais estão no mosteiro de Chrysovalantou, atual Istambul, capital da Turquia. Quando Michael III, imperador da Turquia completou 12 anos de idade, sua mãe enviou mensageiros em busca de uma garota virtuosa e refinada para se tornar esposa de Michael III. Eles encontraram uma adolescente chamada Irene, de família nobre da região da Capadócia. Irene aceitou a proposta de bom grado. Então, toda a corte mudou-se para Bizâncio, a capital do Império Bizantino.

Profecia sobre Santa Irene

Na viagem, passaram pelo Monte Olympos. Ali, Irene pediu para visitar um santo que vivia nas montanhas. Ele se chamava Loannikos. Ele era conhecido por se deixar ver somente pelos peregrinos mais sinceros e santos. E ele se mostrou a Irene. Aliás, ele já sabia, através de seus dons, que Irene iria visitá-lo. Então, assim que a comitiva se aproximou, ele gritou: "Bem-vinda, Irene, a Serva de Deus. Vá à Cidade Imperial com alegria, porque o convento de Chrysovalantou precisa de você". Irene se surpreendeu com a profecia e implorou a bênção. E Loannikos abençoou-a.

Mudança de planos

Chegando a Bizâncio, receberam Irene com dignidade. No entanto, por uma ajuda divina, Michael III se interessou por outra moça. Irene viu nisso a mão de Deus e não se importou. Ao contrário, lembrou-se das palavras de Loannikos. Assim, ela foi ao mosteiro de Chrysovalantou. Lá, ficou tão impressionada com o modo de vida das irmãs, que libertou todos os escravos que tinha, deu todos os seus bens, incluindo seu dote imperial aos pobres. E, renunciando a toda vaidade, ela entrou para a comunidade.

A fé inabalável de Santa Irene

Santa Irene de Capadócia vestiu o hábito de bom grado e aceitou todos os trabalhos. A jovem nobre e aristocrática passou a servir às irmãs com muita humildade e grande obediência. Realizava as tarefas mais humildes e mais desprezadas com alegria e amor. Em sua cela, Santa Irene dedicava-se a ler a vida dos santos. Assim, conheceu a disciplina da oração. Irene passou anos tendo como alimento apenas pão e água. Ás vezes comia ervas ou vegetais. Como trabalho principal, Irene escolheu limpar banheiros. Irene foi modelo para muitas moças de sua época e converteu muitas pessoas. Por sua causa, o povo da região experimentou uma renovação de fé e muitas jovens e adultas solteiras fizeram os votos, enriquecendo bastante a vida do mosteiro.

Santa Irene torna-se Abadessa

Aconteceu que a abadessa ficou muito doente. Percebendo que ela morreria logo, a comunidade ficou muito triste. Santa Irene, como todas, derramava lágrimas pela perda de sua mãe espiritual. Um dia, quando as irmãs se reuniram na cela da abadessa, esta viu que Irene não estava ali. Então, a abadessa revelou seus últimos desejos: “Não lamentem minha partida. Vocês têm uma líder que é mais sábia do que eu. Sejam obedientes a ela, a esta filha da luz. Não aceitem qualquer pessoa, mas Irene”.

Mais tarde, Irene falou “as irmãs de sua comunidade: “Eu sei, queridas irmãs em Cristo, que não era lógico que eu, vossa serva, humilde e indigna analfabeta, deveria ser chamada para ensinar-lhes. Mas os caminhos de Deus são misteriosos. Se for por Sua graça que me tornei superiora, então eu rezo para que vocês obedeçam. Certamente se não obedecer às leis do hábito que usamos, não conseguimos nada. Pois é dito: ‘A fé sem obras é morta’ (Tiago 2,17).

As graças de Deus

Irene recebeu de Deus o dom de prever o futuro. Depois de muitas de suas orações, o Anjo da Guarda apareceu a ela, dizendo: “Salve, serva fecunda de Deus. O Senhor enviou-me para que mais pessoas sejam salvas através de sua orientação. Permanecerei ao seu lado e divulgarei os eventos futuros.” Então, o anjo revelava a ela os problemas das irmãs e de todos aqueles os que procuravam por ela. Irene não repreendia nem humilhava pessoa alguma. Ela corrigia de tal forma as pessoas que todos perceberam que ela tinha dons sobrenaturais.

Dons extraordinários de Santa Irene

Certa ocasião, uma das freiras não conseguia dormir. Por isso, ela saiu de sua cela e foi para o pátio. Lá, a freira viu Santa Irene, imóvel, absorvida em profunda oração, levitando a um metro acima do chão. As irmãs ficaram tão animadas com os dons sobrenaturais de Irene, que a santa teve que repreendê-las. Irene enfatizava que elas deveriam se concentrar em suas próprias maneiras de rezar e proibiu que elas falassem desses fatos antes de sua morte. Vários outros dons extraordinários de Santa Irene foram revelados após sua morte.

Devoção à Santa Irene

Santa Irene passou a semana que precedia a festa de São Panteleimon preparando-se em meditação e jejum. Ela sentia no coração que o tempo para se juntar ao seu Senhor estava próximo. No momento final ela disse: “Hoje, meus filhos, vou partir deste mundo e vocês não me verão mais. O tempo chegou para eu passar para a vida eterna. Portanto, elejam como sua superiora a Irmã Maria, pois eu sei que ela já foi escolhida por Deus. Eu sei que ela vai conduzi-las de acordo com a Vontade do Senhor e mantê-las no caminho estreito, para que vocês também atinjam largas avenidas do paraíso”.

“Nunca seguir a vontade da carne, mas apenas a vontade de Deus, porque foi Ele que te deu todas as coisas que você deve devolvê-las a Ele naquele dia”. Então, Santa Irene levantou as mãos e os olhos para o céu e rezou. Depois, sentou-se e sorriu tendo a visão dos santos anjos saudando-a. Em seguida, seu rosto brilhou como o sol. Então, ela fechou os olhos como se fosse descansar e seu espírito foi levado ao Senhor.

Havia uma multidão de camponeses e nobres que tinham ido visitá-la. Era tanta gente que durante a noite, os portões tinham que ser fechados à força. No dia seguinte, todos ficavam espantados com a beleza de Irene: ela tinha 102 anos de idade e se conservava bela. Durante as cerimônias de exéquias, o convento foi invadido por um aroma indescritível, que permaneceu no sepulcro da santa por muitos anos. Inúmeros milagres aconteceram naquele local e acontecem até hoje. Muitos que pedem a intercessão de Santa Irene sabem que serão atendidos.

Veja alguns produtos de Santa Irene