Santos e ícones Católicos

Você está em: Santos e Ícones . História de Santos . Nossa Senhora do Bom Conselho

O centro da devoção

Do Latim Mater boni consilii, este é um dos títulos de Nossa Senhora. Também conhecida como Mãe do Bom Conselho, Nossa Senhora de Escodra, Nossa Senhora dos Bons Serviços e Santa Maria do Paraíso. A devoção a Ela tem como centro a imagem da Virgem Santa exposta na Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade italiana de Genazzano.

A origem da imagem

As origens da imagem são cobertas por várias histórias de milagres. Sua história pode ser dividida em duas partes. A maior parte das histórias relatadas estabelece uma ligação entre uma imagem de Nossa Senhora de Escodra (Bom Conselho) cultuada na Albânia e o ícone atualmente venerado na Itália.

O primeiro milagre

A Virgem Maria era venerada na Albânia desde tempos muito antigos tendo, entre outros, o título de Nossa Senhora do Bom Conselho. Era também chamada de Nossa Senhora de Zoja e Bekueme (Senhora Bendita), e existiam inúmeras capelas dedicadas a ela. Especialmente uma dessas capelas, que fica em Escodra, virou um centro de peregrinação na época das guerras contra os Otomanos. Certo dia, quando a cidade estava cercada por inimigos, dois devotos albaneses chamados Gjorgji e De Sclavis se ajoelharam aos pés da imagem e rezaram para que conseguissem fugir em segurança. No mesmo momento a imagem saiu da igreja, flutuando. Os devotos seguiram a imagem, que os levou para Roma e depois desapareceu. Passado um tempo, eles escutaram rumores sobre um ícone de Nossa Senhora que surgira miraculosamente em Genazzano. Logo os dois devotos foram para o local, onde perceberam que a imagem era a representação da sua venerada Zoja e Bekueme. Após o milagre os dois se mudaram para a cidade do ocorrido.

Nossa Senhora do Bom Conselho no Santuário de Genazzano

Quando o papa Sisto III pediu ajuda dos fiéis para fazer reformas na Basílica de Santa Maria Maggiore, o povo de Genazzano ajudou com generosidade, e recebeu como recompensa um terreno na cidade. No terreno recebido foi erguida uma igreja em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho. Com o passar do tempo, a capela foi se arruinando. No ano de 1467 uma viúva chamada Petruccia de Geneo se sentiu na necessidade de restaurar a capela com seu próprio dinheiro. Gastou tudo o que possuía e mesmo assim não conseguiu terminar a reforma.

Na festa de São Marcos de 1467, celebrada no dia 25 de abril, por volta das 16 horas, os presentes escutaram uma música maravilhosa e não conseguiam descobrir de onde vinha. Avistaram então uma nuvem, que desceu do céu e cobriu uma das paredes da igreja, onde permaneceu por um tempo. Quando a nuvem desapareceu, os fiéis viram uma pintura de Nossa Senhora com o Menino Jesus sobre a parede, que não tinha nada até então. No mesmo momento os sinos iniciaram a tocar sozinhos, de modo a atrair as pessoas da cidade para presenciar o milagre.

Os inúmeros milagres realizados pela imagem

Depois que a notícia se espalhou pela Itália, começaram a chegar peregrinos de todos os cantos do país, e foi constatada a ocorrência de inúmeros milagres por meio da pintura de Nossa Senhora do Bom Conselho. Devido ao alto número de milagres, um notário foi indicado para registrar os mais importantes. O registro, que existe até hoje, lista 171 milagres.

Uma imagem com peculiaridades

Além dos milagres a ela atribuídos, a imagem é maravilhosa por si só, já que desde o século XV ela permanece praticamente suspensa no ar, não tendo nenhuma moldura ou fixação, afastada cerca de três centímetros da parede. Diversas testemunhas ainda dizem que a fisionomia de Nossa Senhora do bom Conselho na imagem muda de acordo com certas circunstâncias. Os albaneses nunca esqueceram da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho que desapareceu, e até hoje realiza duas festas por ano em sua homenagem, rezando na intenção de que ela retorne para seu antigo lar.

Curiosidades sobre Nossa Senhora do Bom Conselho

Por meio de um decreto realizado no dia 22 de abril de 1903, o Papa Leão XIII adicionou a invocação “Mater Boni Consilii, ora pro nobis.” (Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós) à ladainha lauretana. O papa Pio XII entregou seu papado para Nossa Senhora do Bom Conselho.

Oração a Nossa senhora do Bom Conselho

“Virgem Imaculada, Mãe de Jesus e nossa Mãe, fostes conselheira dos Apóstolos e da Igreja nascente, sede também minha conselheira e guia nas dificuldades e provações de minha vida. Peço-vos, querida Mãe, nunca me abandoneis nas decisões que preciso tomar, mas orientai meus pensamentos e atitudes, que sejam sempre em conformidade aos ensinamentos de vosso Filho Jesus.
Ó Maria, Mãe de misericórdia, atendei meu pedido suplicante que faço com toda confiança de filho que se dirige a Mãe. Orientai meu coração, guiai meus pensamentos e ações, dirigi meus passos e levai-me um dia para junto de vosso Filho, à felicidade eterna. Amém.”

Veja alguns produtos de Outros Santos